SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO PRETA É DESTAQUE NA TARDE DE AUTÓGRAFOS DA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

29 de mar. de 2023

SAÚDE MENTAL DA POPULAÇÃO PRETA É DESTAQUE NA TARDE DE AUTÓGRAFOS DA FENIG

Livro: “A saúde mental da população preta importa”, 
coautoras Janaína dos Santos, Luana Souza e outros


Janaína dos Santos e Luana Souza, mulheres pretas da Baixada Fluminense, psicólogas e pesquisadoras da saúde mental se uniram na criação de um livro que reúne artigos com um tema fundamental. “A saúde mental da população preta importa” tem um olhar sobre a questão como consequência do racismo estrutural na sociedade. Janaína, é de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, e Luana, do bairro Banco de Areia, em Mesquita. Elas estarão autografando o livro e conversando com o público nesta sexta-feira (31), das 13 às 17h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu. A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig).


“É uma obra que tem como objetivo propor ferramentas psicoterapêuticas e possibilidades estratégicas de pensar lugares menos nocivos e possíveis para existência de pessoas negras considerando os impactos das diversas violências sofridas ao longo de toda história a esta população e a demarcação inferiorizante dos corpos pretos. Com isso, em cada capítulo há a contribuição de co-autores pretos com intuito de despertar um protagonismo de nossas escritas, e a partir de nossas análises, corpos e experiência transcrever um caminho de cura, emancipação identitária e fortalecimento diante dos apagamentos de uma sociedade estruturalmente racista”, disse Luana.


No livro, elas trabalham também a autoestima como objetivo de promover o protagonismo feminino e estimular o autocuidado. “É um tema que me atravessa. Tanto o tema do racismo quanto o meu artigo especificamente. Conseguimos alcançar um público bem significativo com esse livro que conta com outros co-autores também. Apesar de ser um tema doloroso, as pessoas têm olhado para o tema do racismo estrutural de forma mais cuidadosa”, destacou Janaína.

Além da "Tarde de Autógrafos", a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. 

São 10 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no Centro), na Sala de Leitura Fenig no TopShopping, Prefeitura de Nova Iguaçu, Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, Cefet-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.