ALUNOS DA ESCOLA FIRJAN SESI NOVA IGUAÇU CONQUISTAM O SEGUNDO LUGAR NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

31 de mar. de 2023

ALUNOS DA ESCOLA FIRJAN SESI NOVA IGUAÇU CONQUISTAM O SEGUNDO LUGAR NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

16ª Mostra Brasileira de Foguetes realizou competição em duas 
etapas, ambas tiveram alunos da instituição classificados


Alunos da Escola Firjan SESI Nova Iguaçu se destacaram na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Com uma equipe formada por três alunos do nono ano, a instituição da Baixada Fluminense conquistou o segundo lugar entre outras 37 escolas públicas e particulares de todo o Brasil. A recente competição foi realizada no município Barra do Piraí, na região Sul do Rio de Janeiro, reunindo estudantes do ensino Fundamental e Médio. O torneio fez parte da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e teve a participação de jovens com idade entre 13 e 14 anos, que se destacaram pelo desempenho no lançamento de foguetes criado com garrafas pet.


“Estamos constantemente incentivando nossos alunos a participarem de torneios como esse. São excelentes oportunidades para que exercitem seus conhecimentos e ainda, tenham novas vivências com a troca de experiências com estudantes de outras localidades”, destacou Alexandre dos Reis, diretor superintendente da Firjan SESI.


Com esse resultado, a Escola Firjan SESI Nova Iguaçu concluiu a 38ª Jornada de Foguetes, que nesta edição, foi realizada em dois momentos. Em setembro de 2022, os alunos do Ensino Médio foram os classificados para a demonstração na competição e a escola também ficou com a segunda colocação. Na ocasião, os alunos que representaram a instituição, também foram selecionados para uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A coordenadora pedagógica, Zuleica Dantas, destaca que a iniciativa é uma atividade interdisciplinar, que contribui para que os alunos possam exercitar o aprendizado de diferentes disciplinas na elaboração dos foguetes.


“Essa é uma atividade extracurricular que complementa o aprendizado de sala de aula, trabalhando a conscientização do reaproveitamento de materiais para construção dos foguetes. Os alunos utilizam o aprendizado que tiveram ao longo do ano em disciplinas como física, química, biologia, matemática, entre outras”, destacou Zuleica, reforçando que a olimpíada é uma iniciativa de reconhecimento nacional, que assim como a robótica, promove troca de conhecimento entre estudantes de todos os estados.

Para a aluna Analuisa Amaro Araújo, de 14 anos, participar da OBA foi uma realização, pois a astronomia sempre foi um assunto de interesse e motivo de pesquisas, a ponto de já ser uma escolha profissional da estudante. “Eu sempre tive muito interesse pela astronomia. Desde pequena eu pesquiso sobre o tema e acompanho as notícias sobre lançamentos de foguetes. O meu objetivo é fazer faculdade e trabalhar em agências ou centros nacionais de pesquisas espaciais”, destacou a aluna, reforçando a contribuição da olimpíada para o fortalecimento do aprendizado das disciplinas. “Na olimpíada temos a oportunidade de colocar em prática o nosso aprendizado”, acrescentou Analuisa, que junto com as colegas de equipe, já se prepara para a próxima competição.