OAB NOVA IGUAÇU/MESQUITA FOCA NO RESGATE SOCIAL E PSICOLÓGICO DOS SEUS ASSOCIADOS E DA SOCIEDADE CIVIL PÓS-PANDEMIA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de dez. de 2022

OAB NOVA IGUAÇU/MESQUITA FOCA NO RESGATE SOCIAL E PSICOLÓGICO DOS SEUS ASSOCIADOS E DA SOCIEDADE CIVIL PÓS-PANDEMIA

Por Kátia Cavalcante

Dr. Antônio de Pádua: “Estamos acolhendo os advogados e advogadas com escritórios compartilhados, também devido à pandemia, alguns advogados estão precisando de apoio não somente financeiro, mas psicológico, e por isso os encaminhamos junto a Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ)

Generosidade, reconhecimento, perseverança e dedicação em tudo que faz, este é Antônio de Pádua Won-Held Gonçalves de Freitas (vice-presidente de OAB/1ª Subseção Nova Iguaçu/Mesquita). Há mais de trinta anos advogando na área criminalista, com quatro anos de mandato, vem percorrendo ao lado do presidente Hilário Franklin – onde fazem um trabalho de qualidade e dedicação voltado para a sociedade civil iguaçuana. 

A OAB tem realizado e mostrado soluções nas questões sociais junto à população carente em situação de risco. Também atua na Comissão de Diversidade Sexual e Gênero com o Dr. Wagner Chillingue, que trata de demandas e projetos a respeito das causas LGBTQIAPN+. 

A OAB passou a ter uma colaboração atendendo a sociedade, principalmente na causa do feminicídio, em parceria com a Delegacia de Atendimento a Mulheres (DEAM) do Município onde atua, com a delegada Mônica Areal que vem realizando um trabalho de qualidade e perfeição na Baixada Fluminense. 

O CL esteve no escritório do vice-presidente, Antônio de Pádua, e ele com toda a cortesia, nos deu uma entrevista sobre a sua atuação na OAB e como foi relevante a atuação do órgão em 2022. “Estou no meu segundo mandato. A minha atuação com o Hilário na OAB Nova Iguaçu/Mesquita, é voltada também para a sociedade civil. Hoje, nós fazemos uma OAB acolhedora. A Baixada Fluminense é desprovida de apoio do poder público, tanto no saneamento básico, quanto na saúde. A instituição virou um elo para o atendimento de pessoas carentes e em situação de risco. A nossa administração trabalha na Comissão da Diversidade Sexual e Gênero com afinco, e nela, encontra-se o Dr. Wagner Chillingue, que vem desempenhando um grande trabalho”, disse o Dr. Antônio de Pádua. 

Segundo ele, uma das parcerias da OAB é a Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), no comando da delegada Mônica Areal. Às mulheres procuram a OAB e ali são recebidas com toda atenção e encaminhadas a DEAM. “Esse trabalho tem sido feito com todo cuidado e atenção, porque às mulheres se sentem envergonhadas em procurar à Delegacia, e com essa parceria, tornou-se mais fácil para elas, serem atendidas e ouvidas pela Dra. Mônica. Estamos bem amparados em Nova Iguaçu”, comentou o Dr. Antônio de Pádua.

Desde 2021, o Dr. Antônio de Pádua vem atuando como presidente e a Dra. Eliete Penteado como vice-presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal (ANACRIM-Baixada). Seu objetivo é defender e promover as prerrogativas, direitos e interesses dos Advogados Públicos, Federais e contribuir para o aprimoramento institucional da Advocacia Geral da União. “É um SOS para os advogados. União, resistência e lutas pela valorização da advocacia criminal”, disse o vice-presidente da OAB.

As parcerias não param por aí: as atividades da OAB tem sido com universidades como UNIG e Unigranrio, juntamente com a Dra. Carmem Carlene e a Dra. Juliana Maia. “Hoje, Hilário e eu abrimos às portas da OAB, junto às universidades e com as advogadas Carmem Carlene e Juliana Maia. Palestramos sobre empreendedorismo e como empreender na área em que o advogado(a) quiser atuar”,afirmou Antônio de Pádua.

Novos projetos estão por vir em 2023 e boas realizações estão acontecendo na OAB. “Nós vamos inaugurar salas dentro do distrital, OAB seccional Nova Iguaçu e já disponibilizamos uma sala para atender a clientela na 53ª DP de Mesquita e na DEAM em Nova Iguaçu. Isso facilitará o advogado e o cliente em seu atendimento na Delegacia. Já enviamos ofício para a Delegacia da Polícia Federal. A partir de 2023, os advogados atenderão seus clientes nas delegacias: 53ª DP de Mesquita, 52ª DP de Nova Iguaçu, DEAM de Nova Iguaçu e Polícia Federal. O local terá computador, uma mesa para o advogado ter acesso livre às dependências da Delegacia. Além disso, nossa Subseção oferece aulas de karatê, jiu-jitsu e zumba para os advogados e seus familiares”, comentou Antônio de Pádua.

Acolhimento e generosidade fazem prosseguir a OAB de Nova Iguaçu. “Estamos acolhendo os advogados e advogadas com escritórios compartilhados, também devido à pandemia, alguns advogados estão precisando de apoio não somente financeiro, mas psicológico, e por isso os encaminhamos junto à Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro (CAARJ)”, enfatizou Dr. Antônio.

O ano de 2022, para a OAB Nova Iguaçu, foi de muitos desafios no dia a dia. “O que mais me proporcionou é a questão de poder ajudar os advogados, poder socorrê-los. A OAB é um trabalho voluntário. O meu maior orgulho é poder contribuir com a classe dos advogados de Nova Iguaçu/Mesquita. Aproximadamente muitos companheiros estão passando por extrema dificuldade, não somente financeira, mas também psicológica. Outro fator importante foi a reabertura da Justiça do Trabalho. A reabertura das salas e a modernização. A modernização dos escritórios compartilhados da sede da OAB de Nova Iguaçu”, concluiu Dr. Antônio de Pádua (vice-presidente da OAB Subseção Nova Iguaçu/Mesquita).