AS PRÁTICAS ESG NAS COOPERATIVAS DE SAÚDE - O MODELO IMPLANTADO NA UNIMED NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de dez. de 2022

AS PRÁTICAS ESG NAS COOPERATIVAS DE SAÚDE - O MODELO IMPLANTADO NA UNIMED NOVA IGUAÇU

Por Claudia Souza


Dr. Jorge Luiz, em entrevista à jornalista Claudia Souza, detalha algumas práticas ESG da cooperativa

Em 2004, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um chamado às empresas de todo o mundo, visando à conexão entre o universo dos negócios e as preocupações ambientais e sociais. Daí surgiu a sigla ESG (Environmental, Social and Governance), traduzido como Meio Ambiente, Social e Governança. As ideias pilares do ESG estão ancoradas em quatro pontos: pessoas (recursos humanos), planeta (recursos naturais), lucro (resultados financeiros) e propósito (porque você faz o que faz). Nesta entrevista, o vice-presidente da Unimed Nova Iguaçu, Dr. Jorge Luiz Gonçalves de Andrade, discorre um pouco sobre o assunto cada vez mais relevante nas instituições e o formato que vem sendo adotado na cooperativa.

Claudia Souza - Fale um pouco sobre as práticas ESG na cooperativa.

Dr. Jorge Luiz - Posso dizer que temos uma importante vantagem com relação a empresas de outros segmentos, porque os princípios do cooperativismo já estão alinhados às temáticas ambientais, sociais e de governança. Dessa forma, na atual gestão, temos trabalhado para fortalecer e ampliar essas iniciativas junto aos nossos principais públicos – cooperados, colaboradores, clientes e sociedade.

C.S. - Como podemos exemplificar essas práticas na Unimed Nova Iguaçu?

Dr. Jorge Luiz - Praticamos de diversas formas. Na questão ambiental, por exemplo, implantamos internamente ações que promovam a economia energética e a reciclagem de papel, bem como a coleta de lacres de alumínio e tampinhas plásticas. No âmbito social desenvolvemos feiras de saúde em praças públicas, levamos aos alunos do ensino infantil de escolas públicas informações de forma lúdica sobre a preservação do meio ambiente, promovemos palestras sobre a promoção da saúde e prevenção de doenças. Já no quesito governança podemos citar a política de gestão horizontal e transparente seguindo determinações da RN 518 e RN 443; a formação do Conselho Fiscal na Unipasa (Unimed Participações S.A.); a criação do canal de ética; a valorização dos nossos colaboradores por meio de capacitações contínuas, remuneração justa, respeito à diversidade, cumprimento das leis trabalhistas, promoção de um ambiente de trabalho sadio e produtivo – resultando na quinta premiação consecutiva do Great Place To Work colocando a cooperativa entre as 50 melhores empresas para trabalhar no Segmento de Planos de Saúde, no estado do Rio de Janeiro.

C.S. - De que forma os médicos cooperados também podem contribuir para o sucesso do ESG?

Dr. Jorge Luiz - Os médicos cooperados são os sócios da sua cooperativa e podem contribuir com as práticas ESG participando das assembleias, reuniões e decisões; se informando e multiplicando as ações da sua corporação; apoiando e se envolvendo nos projetos de responsabilidade social, exercendo também o seu papel como cidadão e cooperado. É fundamental que todos olhem na mesma direção, imbuídos desse espírito voltado às questões ambientais, sociais e de governança. Nesse mundo globalizado, dinâmico e complexo, precisamos refletir e ter a capacidade de nos reorganizar com agilidade, responsabilidade e de forma sustentável.

*Dr. Jorge Luiz Gonçalves de Andrade é Anestesiologista, certificado em área de Atuação em Dor, MBA em Gestão de Cooperativas Médicas pela Faculdade Unimed, MBA em Administração Hospitalar pela Faculdade Unimed, mestrando na Unialfa/CBEXS - Administração de Empresa com Ênfase em Saúde 2021-2023, pós-graduado em Auditoria Médica pela Faculdade Unimed.