ENEM - MÚSICA FAZ PARTE DA ROTINA DOS ALUNOS DA ESCOLA FIRJAN SESI NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

11 de nov. de 2022

ENEM - MÚSICA FAZ PARTE DA ROTINA DOS ALUNOS DA ESCOLA FIRJAN SESI NOVA IGUAÇU


Dar melodia às fórmulas matemáticas. Esse é um dos métodos utilizados pela Escola Firjan SESI Nova Iguaçu para preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ao longo do ano letivo os estudantes de todo Ensino Médio da instituição são incentivados a vivenciar no cotidiano os conteúdos das disciplinas. E transformar fórmulas e teorias em músicas foi uma das formas encontradas para ajudar na assimilação das matérias apresentadas em sala de aula.

Os alunos estão na reta final de preparação para as provas que acontecem em duas etapas, neste domingo, dia 13/11 e no próximo dia 20/11. O estudante Leonardo David Tone Teixeira, de 17 anos, destaca que os métodos usados ao longo dos últimos anos fazem grande diferença neste momento, quando fará o exame pela primeira vez. “Me sinto muito mais preparado agora. Os professores nos capacitam para que tenhamos mais habilidades e possamos entender melhor as estratégias que o ENEM utiliza”, destacou o aluno, que busca uma vaga em universidade pública, para o curso de Ciências da Computação.

Com dinâmicas mais humanizadas, os professores buscam facilitar na execução dos métodos tradicionais de estudo. A prática dos simulados, com questões reais do ENEM, são uma constante no dia a dia escolar. Foi a partir desta prática que o professor de Geografia da Firjan, Gabriel Olavo Francisco Forti, percebeu a principal dificuldade dos alunos: a interpretação. “Busco fazer uma ponte entre o que se aprende em sala de aula e uma realidade imediata na vida dos alunos. Fazer os alunos vivenciarem o que aprendem tem tudo a ver com o ENEM, que exige a aplicação dos ensinamentos na busca de soluções para problemas do cotidiano”, explica o professor.

A interdisciplinaridade é outro fator que oferece diferencial, tendo em vista que os alunos se deparam com elementos como gráficos ou tabelas para a resolução de uma questão da área de humanas. Da mesma forma, uma questão da área de exatas, exige maior interpretação de informações relacionadas. Assim, o professor de Matemática da Firjan, Rafael Monteiro Machado ressalta que cada vez mais o conhecimento da disciplina contribui para o bom desempenho das demais. “Encontrei na música uma forma de levar esse conhecimento aos alunos. Por meio de paródias ou até mesmo criação de novas músicas, os alunos memorizam as questões da matéria”, destaca o professor.

A coordenadora pedagógica da Escola Firjan SESI Nova Iguaçu, Daiana Alves de Almeida, ressalta que todos os métodos utilizados facilitam a aplicação dos conteúdos e tornam essa reta final de estudos menos estressante. Os alunos passam por aulas por área de conhecimento, por simulados e dinâmicas que contribuem para o reforço dos estudos. “Desenvolver o aluno para o ENEM exige que o aluno esteja preparado para qualquer situação. Todas as áreas de conhecimento abordam algum tema do cotidiano, por isso incentivamos cada vez mais que os alunos apliquem o que aprendem em aula no dia a dia”, destacou a coordenadora.