BAIXADA FLUMINENSE RECEBE A TERCEIRA EDIÇÃO DA SEMANA DA SAÚDE - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

9 de nov. de 2022

BAIXADA FLUMINENSE RECEBE A TERCEIRA EDIÇÃO DA SEMANA DA SAÚDE

Evento da Secretaria de Estado de Saúde terá estande para doação de sangue e uma 
série de serviços como consultas com urologistas, exames de PSA e mamografia


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, nos próximos dias 10 e 11, das 8 às 16h, a terceira edição da Semana da Saúde na Baixada Fluminense. Maior evento de saúde pública do estado será realizado na Praça Rui Barbosa, no centro de Nova Iguaçu.

Além de doar sangue e ajudar a salvar vidas, quem passar pelo local terá acesso a serviços gratuitos de prevenção em saúde. Entre os destaques da Semana da Saúde, estão consultas com urologistas e testes de PSA, cadastro para vasectomia, aferição de pressão arterial, medição de glicose e avaliação da composição corporal, além de testes de hepatites B e C, sífilis e HIV. A novidade dessa edição é o retorno do mamógrafo móvel, que estará realizando exames de mamografia e ultrassonografia. Outro serviço que estará disponível é um exame que avalia o risco de uma pessoa sofrer um AVC. O equipamento mede a pressão arterial e avalia o ritmo do coração para rastrear fibrilação atrial, a arritmia mais comum e que pode levar ao AVC.

"A Semana da Saúde já se consolidou como um evento de referência em saúde pública no nosso estado. Nos próximos dias, a população da Baixada Fluminense vai ter acesso a serviços importantes de forma gratuita e ainda vai contribuir com doação de sangue, reforçando os estoques que estão em queda. É uma oportunidade única de cuidar de si e fazer o bem ao mesmo tempo", declarou Cláudio Castro, governador do estado do Rio de Janeiro.

Durante os dois dias de evento, estão previstos cerca de 4.600 atendimentos à população. Serão 200 cadastros diários para doação de sangue, além de 500 senhas diárias para consultas com urologistas e teste de PSA, mil vagas para aferição de pressão e medição de glicose, 150 para testes de hepatite, sífilis e HIV. As senhas começarão a ser distribuídas às 7h, e o número de atendimentos será limitado às senhas distribuídas.

"A Semana da Saúde é uma das maiores ações de saúde pública realizadas ao ar livre no estado. Queremos chamar a atenção da população para a importância de se adotar hábitos saudáveis, da prevenção de doenças e da doação de sangue. Essa é a terceira edição que ocorre na Baixada Fluminense. Na última, em 2021, foram mais de 15 mil atendimentos realizados", ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Quanto à mamografia e à ultrassonografia, serão realizados 60 exames de cada por dia. O agendamento será por meio da regulação municipal. Não haverá distribuição de senha no local para esses dois exames.

O Hemorio terá um posto de coleta de sangue montado durante os dois dias de evento. Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais e devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

SAÚDE DO HOMEM

Para marcar o Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer da próstata, a ação contará com uma estrutura dedicada à saúde do homem, na qual os visitantes participarão de palestras e poderão passar por consulta com especialista e exames de PSA para investigação de tumores na próstata. Para realizar o atendimento, é preciso ter mais de 50 anos ou histórico de casos de câncer de próstata na família.

MAMÓGRAFO MÓVEL

O Mamógrafo Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde. Os exames duram aproximadamente 20 minutos. As pacientes devem levar um documento oficial de identidade e, caso possuam, o cartão do SUS. Também é necessário apresentar pedido médico, independentemente da idade. Para a realização da ultrassonografia da mama, aquelas acima de 40 anos devem levar o laudo da última mamografia, realizado a menos de um ano. O resultado dos exames será entregue pela Secretaria Municipal de Saúde no Centro de Apoio e Valorização da Mulher (CAV Mulher), na Rua Nossa Senhora de Fátima 70, em Nova Iguaçu.

PARCERIAS

A ação é realizada por meio de uma parceria entre a SES e a Prefeitura de Nova Iguaçu, com apoio da Rádio Tupi, Drogarias Venancio, Hemorio, Cruz Vermelha Brasileira e da Águas do Rio, que além de instalar um bebedouro no local, levará equipes para oferecer serviços como atualização cadastral, cadastro para novas ligações de água, renegociação de débitos, emissão de segunda via de conta, troca de titularidades. Haverá também atividades lúdicas com o tema saneamento para o público infantil.