ARTESÃS DE NOVA IGUAÇU PARTICIPAM DA "MEGA ARTESANAL" EM SÃO PAULO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de out. de 2022

ARTESÃS DE NOVA IGUAÇU PARTICIPAM DA "MEGA ARTESANAL" EM SÃO PAULO


“Minha primeira vez na Mega. Eu realizo um sonho, estou orgulhosa”, disse Viviane Maria de Souza, uma das 84 artesãs da caravana da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), que participaram na última quinta-feira (27), de um dos maiores eventos do setor na América Latina, a “Mega Artesanal”, no centro de eventos Expo São Paulo, na capital paulista. A Caravana da Fenig, na “Mega Artesanal”, integra uma das muitas ações do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura de Nova Iguaçu.


“Estou aqui para aprender novas técnicas e adquirir matérias-primas”, contou Ellen Narciso, que participa pela segunda vez da “Mega”. As participantes, além de aproveitarem para conferir as novidades em matérias primas para a confecção de seus produtos, adquiriram materiais e participaram de oficinas diversas como macramê, decoupage, pintura, confecção de bijuterias, costura criativa, entre outras. Elas exaltaram a troca de conhecimentos com artesãs de outros estados, num intercâmbio importante para o crescimento e comercialização de seus trabalhos.


Mãe e filha, Alice e Carolina Boaventura, cadastradas no Programa Municipal, viveram experiências muito especiais no evento. Assim que chegou, Carolina, aos 19 anos, destacou em sua estreia na “Mega”: “Já tenho oficinas para fazer”. Alice destacou a oportunidade de ter esse aprimoramento no trabalho em costura criativa e conhecer novas formas de artesanato.


A “Mega Artesanal” reúne mais de 400 estandes com demonstrações não só de técnicas do artesanato e das artes manuais como também de ferramentas e produtos, em quatro dias de evento.