O TIME DO FAMA DE 1954 - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

20 de set. de 2022

O TIME DO FAMA DE 1954


Num tempo em que o futebol era disputado com amor e paixão, Nova Iguaçu não 
fugia à regra e, por este motivo, a exemplo de outros centros esportivos de relevo no Estado do Rio de Janeiro – como Paracambi, Barra do Piraí, Mendes, Campos, Três Rios e Itaperuna – manteve times, além dos principais – Iguaçu, Filhos de Iguaçu e Queimados –, que encantaram os torcedores iguaçuanos pela excelência dos seus jogadores.

Um desses times que brilhou nos anos 50 foi o Fama, que representava o barracão de laranja de propriedade do exportador Manoel de Andrade. Mas era o filho deste, Manoel Luiz de Andrade, que na sua juventude reuniu amigos e companheiros para formar a equipe que brilhou nos campos de Nova Iguaçu.

Na foto acima, de 17 de setembro de 1954, vemos a equipe juvenil do Fama quando enfrentou o quadro infanto-juvenil do Botafogo FR, no velho e tradicional campo do Esporte Clube Iguaçu, na Rua Otávio Tarquínio. Aí estão, da esquerda para a direita: em pé – Peixoto (técnico), Fernando, Lavinho, Beto, Cely e Arara; agachados – Ronald (massagista), Dílson, Nelsinho, Bioto (que trabalhou no CL como tipógrafo), Gustavo, Ênio e Agostinho.

(Foto do arquivo de Antônio Carlos de Oliveira, o popular Arara)