SENAC RJ E ASSESPRO-RJ LANÇAM CURSO DE FORMAÇÃO INFRA E REDES - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

25 de ago. de 2022

SENAC RJ E ASSESPRO-RJ LANÇAM CURSO DE FORMAÇÃO INFRA E REDES

Jovens de 18 a 24 anos em situação de vulnerabilidade 
social têm até o dia 20 de setembro para se candidatar pelo Programa Senac 
de Gratuidade. As aulas iniciam no mesmo mês em Nova Iguaçu


O Senac RJ, em parceria com a Assespro-RJ, lança em setembro um novo curso de capacitação profissional: Formação Infra e Redes, com oferta de 25 vagas gratuitas em Nova Iguaçu. Os interessados têm até o dia 20 de setembro para se candidatar por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), no link:
rj.senac.br/tecnologia. As aulas iniciam no dia 27 de setembro.

O curso de Formação Infra e Redes possui 332 horas de duração. Em cerca de 6 meses, o aluno é capacitado para trabalhar na implementação e suporte de redes de computadores com servidores Microsoft e Linux. Durante o aprendizado, as atividades e projetos simulam a dinâmica de uma empresa para que os estudantes tenham a vivência de mercado e de trabalho em equipes.

O curso também oferece conteúdo da Cisco Networking Academy (IT Essentials e Networking Essentials), que possuem currículo atualizado e elaborado pela líder mundial em equipamentos e sistemas de redes. Os alunos receberão “badge” (credencial digital) que enriquecerá ainda mais a dupla chancela do Senac RJ e da Assespro-RJ.

PROJETO FORSOFT

A Formação Infra e Redes integra o Projeto Forsoft, da Assespro-RJ, reconhecido pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), que qualifica e emprega jovens de 18 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social, em áreas relacionadas à Tecnologia da Informação. Além dele e, por meio da parceria, também é oferecido pelo Senac RJ o curso de Formação em Programação JAVA e de Formação.NET. Este segundo, com próxima turma prevista para o mês de outubro.

O projeto é um programa de educação que já capacitou e mudou a vida de mais de 600 jovens com a participação de 55 empresas madrinhas, como o Senac RJ, que possui forte atuação na formação de profissionais na área de TI e no desenvolvimento de produtos para atender o mercado de Tecnologia do estado do Rio.

Além dos cursos de qualificação para inclusão social, as duas instituições contribuem para inserção no mercado de trabalho. Ao final do curso, os alunos têm oportunidade de serem aproveitados pelas empresas madrinhas, que se comprometem a contratar 30% dos alunos. Estas empresas acompanham os estudantes durante o processo de aprendizagem, para identificar aqueles que melhor se adequam às suas necessidades. Como incentivo aos estudos, os alunos do programa também recebem benefícios como auxílio-transporte e auxílio-lanche.

O resultado desta parceria já formou, em abril deste ano, 23 novos profissionais qualificados na 1ª turma de Formação.NET. 60% deles, estão atuando no mercado de trabalho, como Gabriel Amorim, que foi contratado logo que concluiu o curso, como técnico profissional de Informática I pela empresa de soluções digitais CSP Tech, uma das madrinhas do projeto: “Essa parceria do Senac com a Forsoft mudou minha vida por completo. Essa experiência única de aprender com os melhores professores e usufruir de uma infraestrutura melhor ainda, me fizeram ser um dos contratados por uma das empresas madrinhas. Acredito que a educação transforma a todos, independente de condição financeira. Basta ter força de vontade e oportunidade, assim como foi comigo ao fazer parte desse projeto sem igual”.

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE (PSG)

O programa fornece cursos de educação profissional a pessoas de baixa renda em busca oportunidades no mercado de trabalho. Para se candidatar às vagas é preciso possuir renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais, na condição de alunos matriculados ou egressos da educação básica e trabalhadores empregados e/ou desempregados.

SENAC RJ

Há 76 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

ASSESPRO-RJ

A Assespro-RJ é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que representa as empresas brasileiras de Tecnologia da Informação. Reconhecida como sendo uma instituição de utilidade pública, sua missão é contribuir para consolidar a posição do Estado do Rio de Janeiro como referência na inovação, empreendedorismo, desenvolvimento e fornecimento de soluções de base tecnológica, com ações de apoio em todo o setor.

SERVIÇO

Curso de Formação Infra e Redes (25 vagas/lançamento). Senac Nova Iguaçu: Rua Cel. Carlos Matos, 86 – Centro. Inscrições: até o dia 20 de setembro. Link: rj.senac.br/tecnologia. Início das aulas: 27 de setembro. Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h.