FIM DO FESTIVAL ENCONTRARTE É SÍMBOLO DO SOFRIMENTO DOS FESTIVAIS CULTURAIS DO PAÍS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

26 de ago. de 2022

FIM DO FESTIVAL ENCONTRARTE É SÍMBOLO DO SOFRIMENTO DOS FESTIVAIS CULTURAIS DO PAÍS


Um festival de teatro completa 20 anos de existência em uma cidade com poucos teatros e cinemas de blockbusters. Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o Festival EncontrArte chega ao fim com as duas décadas de atuação e incentivos à cultura da região. O palco do festival é histórico. Registra passagens marcantes de artistas como Marieta Severo, Milton Gonçalves, Miguel Falabela, Andrea Beltrão e até Gilberto Gil quando Ministro da Cultura. Mesmo palco que possibilita acesso à cultura a pessoas que assistem a um espetáculo teatral pela primeira vez. O mesmo palco formador de artistas da Baixada Fluminense. Um festival de extrema relevância para artista e população.

A organização do EncontrArte explica que a dificuldade de formalização de parcerias e apoios é o fator principal para o fim do festival. A falta de apoio das esferas públicas e a crise econômica que afeta pequenas e grandes empresas redireciona as energias do festival sucesso de público.

O cenário devastou outros festivais pelo país. Um dos mais importantes do Brasil, o Festival do Rio é um exemplo do que a cultura vem sofrendo. A última edição do FTB ocorreu em 2020 e não há registros de que retornará em breve. Em Cabo Frio, o FESQ (Festival de Teatro de Cabo Frio), existe desde 2003. Em 2021 foi obrigado a realizar espetáculos da sua edição totalmente virtual. Também não conseguiu retornar às edições presenciais. Outros exemplos são o Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, interrompido, e o Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis que teve realização reduzida. Vale citar também as dificuldades do Tempo Festival, Festival Cenáculo, Festival Internacional do Circo e o Baixada Em Cena.

Outros festivais de outras manifestações artísticas como literatura, música e dança também foram extintos na Baixada Fluminense, por exemplo. O fim do Festival EncontrArte é, portanto, símbolo de um momento cultural que convida à reflexão. Na sexta (26), o festival sediará um seminário para debater os rumos dos festivais de artes cênicas no país. Será no Sesc de Nova Iguaçu, às 15 horas. A população também necessita ter acesso à cultura de qualidade.


Siga-nos no Instagram (@encontrarteon), no Facebook (facebook/encontrarte), no Twitter (@encontrarte) ou nos envie mensagem através do e-mail contato@encontrarte.com.br.