A HISTÓRIA DE TRÊS MULHERES EM DESTAQUE NA SALA DE LEITURA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

25 de ago. de 2022

A HISTÓRIA DE TRÊS MULHERES EM DESTAQUE NA SALA DE LEITURA FENIG

Tarde de Autógrafos do livro “Três vidas e uma história”, de Emília Freitas


O livro “Três Vidas e uma História” relata as dificuldades do cotidiano de três mulheres. Elas vão ficar conectadas num círculo de amizade, cumplicidade, amor e esperança. Dora, com uma doença terminal; Nicole, uma mulher que está fora do mercado de trabalho; e Pandora, uma mulher realizada profissionalmente, são as personagens centrais. Escrito por Emília Freitas, o livro será autografado pela autora nesta sexta-feira (26), às 14h, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu. A ação é do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

“Nasci em São Paulo e comecei a escrever muito jovem. Cheguei ao Rio com 12 anos. Após minha mãe morrer, comecei a expressar o que sentia escrevendo em caderninhos. Comecei a fazer poemas e enviar para emissoras de rádio. Nos anos 1980, um radialista, Alberto Brizola, lia os poemas e me deixava muito feliz”, conta Emília Freitas.


A escritora tem uma intensa atividade. Ela participou de oito antologias e lançou, em 2016, o romance ”Três Vidas e Uma História”, na Casa de Cultura Sylvio Monteiro, em Nova Iguaçu. Emília participou da FLINI, a II Festa Literária de Nova Iguaçu, este ano, e se juntou à comitiva da Fenig, na Bienal de São Paulo, em maio. Atualmente, ela faz parte do grupo Aleatórios, que reúne contistas na Casa de Cultura de Nova Iguaçu.

“Minha relação com Nova Iguaçu é de amor e admiração. Uma cidade com histórias importantes e valiosas como Tinguá. A Serra do Vulcão, com sua diversidade, contribuiu para o Meio Ambiente e o Turismo. Sempre que posso planto uma árvore. Nova Iguaçu é uma cidade que ajudou na minha formação”, destaca Emília.

Entre os autores preferidos da escritora estão Domingos Olímpio, que escreveu Luzia-Homem, o primeiro romance lido por Emília, além de Ariano Suassuna, Clarice Lispector, Augusto Cury, JG de Araújo Jorge e Machado de Assis.

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar” recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura Fenig (TopShopping), Prefeitura de Nova Iguaçu, Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, CEFET-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.