NOVA IGUAÇU COMEMORA O DIA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

23 de jul. de 2022

NOVA IGUAÇU COMEMORA O DIA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA


Uma programação muito especial para celebrar e refletir o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, nesta segunda-feira (25), no Shopping Nova Iguaçu. Os eventos começam às 15h, com uma "Tarde de Autógrafos". A escritora Sandra Remigio autografa o livro “Poemas Pretos”. “Como professora e escritora destaco que é muito importante a participação de mulheres negras, mulheres do território de Nova Iguaçu em um evento como esse. Eu sou moradora de Austin e é um movimento muito bacana falar de nossas vivências, além de perceber tantas pessoas talentosas no nosso município entre escritores, artesãos e artistas”, destacou Sandra Remigio.

Além da "Tarde de Autógrafos", o encontro terá às 17h, uma "Roda de Conversa" com o tema “O lugar das mulheres negras na gestão e construção de políticas públicas”, com a participação de Adriana Odara Martins, do Movimento Negro Unificado; Bárbara Sheldon, Superintendente de Diversidade Sexual de Nilópolis; Cátia Cilene, coordenadora do Centro de Cidadania LGBTQI+ de Nova Iguaçu; Daiane de Souza Melo, Técnica de Referência da Diretoria de Direitos Humanos; Juliana Gomes, Superintendente da Proteção Social Básica de Nova Iguaçu; e Natália Stoco, Diretora de Relações Públicas do grupo Ellos.


“Esse evento é de importância fundamental na potencialização das mulheres que fizeram e fazem o nosso país e a nossa cidade. Nas nossas ações, as mulheres são protagonistas nas políticas públicas como geradoras de renda, desenvolvimento humano, cultura e herança para a conquista numa história de muitas lutas”, destacou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.

A exposição fotográfica “Mulheres Negras”, de Paulo Santos, vai retratar oito mulheres negras iguaçuanas de extrema representatividade. “São mulheres representando várias vertentes. Uma delas é Dona Nair Jane, fundadora do sindicato das empregadas domésticas”, disse Paulo Santos.

A mostra estará espalhada pelo Shopping Nova Iguaçu em totens do dia 25 até o dia 31 de julho.