TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

27 de jun. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Ventos contra o Centrão
O deputado federal Luiz Antônio Teixeira Júnior (PP), aliado do presidente do Congresso, Arthur Lira (PP), vai enfrentar a reeleição com a ‘pecha’ de ser um dos homens mais fortes e que compõem o Centrão, grupo político que sempre se alia ao poder. Lira é ligado ao deputado federal Dr. Luizinho (PP), ele que é figura de proeminência dentro do PP. Com a liderança de Lula (PT) nas pesquisas, a tendência é que militantes da esquerda mirem nos seus adversários políticos locais, em especial no PP. Neste caso, não duvido que por ser destaque no Centrão, vai encontrar mais adversários que na eleição de 2018.

De olho em 2024
Todos sabem que os resultados das urnas nas eleições de 2022 dirão muito para a configuração política municipal em 2024. Em Nova Iguaçu, nos últimos anos, o próprio PT enfrentou muitas dificuldades em fazer um vereador. Uma possível eleição de Lula reforçaria a base do partido e poderia reacender as chamas das esquerdas. Políticos de centro e de direita em Nova Iguaçu, finalmente enfrentariam adversários mais fortes caso Lula seja eleito.

Muito interessante


O médico e empresário Dr. Henrique Paes publicou um artigo distinguindo as diferenças entre igualdade e a equidade. Pré-candidato a deputado federal pelo PSDB deu uma pequena demonstração de que a sua visão política não é centrada apenas no campo da saúde e que o seu olhar social é mais amplo do que muitos que se dizem progressistas no aspecto de combate à desigualdade.

Bagunça
Enquanto estiver uma bagunça continuarei escrevendo que o centro de Nova Iguaçu está um verdadeiro caos. Pedestres, em especial, às pessoas com deficiência, sofrem para andar nos passeios públicos da cidade.

Faz falta
Nova Iguaçu é uma cidade grande, mas ainda não tem uma revista específica sobre o município que tratem de questões culturais que acontecem nela ou são frutos da sua história. Existem publicações que até cumprem esse papel, porém de outros seguimentos. As instituições públicas poderiam pensar na elaboração de uma revista com o caráter histórico e cultural sobre esse pedaço de chão que tem muita história para ser contada. Uma publicação específica neste campo, priorizando o resgate histórico. Para se ter uma ideia, o acervo do Correio da Lavoura é hoje uma das maiores fontes do passado e a coluna “Nossa Memória” uma das mais lidas por sua reverência aos nossos tempos idos registrados nas páginas deste valente jornal.

Para pensar…
A classe mais desunida em Nova Iguaçu é a classe política. O interesse político-eleitoral coloca em xeque o interesse da cidade.