NOSSAS PRAÇAS PODEM SER ESPAÇOS DA SOCIABILIDADE E DE ATOS SAUDÁVEIS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

20 de jun. de 2022

NOSSAS PRAÇAS PODEM SER ESPAÇOS DA SOCIABILIDADE E DE ATOS SAUDÁVEIS

Dr. Henrique Paes


Além de ajudar na melhora da saúde, a prática de exercícios é um hábito saudável e que pode ser de sociabilidade, também. Pode agregar mais amigos e amigas no mesmo propósito. Atividades físicas são uma forma de buscar uma qualidade de vida mais saudável, evitando doenças comuns e com maiores probabilidades de afetar as pessoas que levam um comportamento sedentário. Neste caso, exercícios físicos deveria ser uma ação natural como a de escovar os dentes, tomar banho e repousar, entre outras. Assim como existem os atos necessários para manter a higiene do corpo, tão importante quanto é o exercício para a manutenção saudável do corpo.

Se desde cedo uma criança é incentivada a praticar atividades físicas, além de uma ocupação saudável do tempo, ela desperta a consciência de uma vida cujos hábitos podem ajudar a evitar problemas futuros. E se a pessoa já tem uma idade que requer mais cuidado, sempre haverá exercícios receitados ou indicados por especialistas para serem feitos em casa ou nas ruas. E nas praças, isso pode ser feito no convívio com os iguais.

Não raro, vimos no passado muitas praças com aparelhos para o exercício do corpo. Não falo de aparelhos para melhorar a estética do corpo no que se refere à fisicultura, mas para ajudar a manter o corpo ativo. Ainda existem muitas praças que estão espalhadas em vários locais e que contavam com esses aparelhos. Mas, talvez pela falta de manutenção, assim como a falta de consciência do quanto as atividades físicas podem ajudar na saúde, muitos aparelhos foram sucateados. Não é incomum de se ver que muitas praças estão depredadas e os aparelhos também, quando eles existem. Acredito que essa depredação acontece pela falta de entendimento do quanto as praças podem agregar pessoas, ser espaços de convivência, promover a sociabilidade, além de ser local que possa se praticar atividades físicas com o devido acompanhamento de profissionais da área.

Em Brasília irei defender a importância da construção de praças, inclusive com o fortalecimento de um programa que se estenda para todas as cidades do Brasil, colocando médicos e profissionais credenciados de educação física para o acompanhamento. Esse projeto será defendido por mim com veemência. As praças podem ser grandes espaços de convivência, sociabilidade e de exercícios.

O papel do político é justamente o de atuar de forma que possa amenizar danos futuros e gerar a possibilidade de uma melhor qualidade de vida. As praças são espaços fundamentais não apenas na questão urbanística. Elas têm funções sociais de aproximar pessoas, de gerar esse convívio e até atividades físicas. É importante pensar nisso!

*Dr. Henrique Paes é medico e empresário.