A EXPOSIÇÃO "BXDLAMBE - INTERVENÇÃO URBANA NA BAIXADA" TOMA CONTA DA GALERIA DE ARTES DA FENIG - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

7 de jun. de 2022

A EXPOSIÇÃO "BXDLAMBE - INTERVENÇÃO URBANA NA BAIXADA" TOMA CONTA DA GALERIA DE ARTES DA FENIG


A arte urbana toma conta dos espaços da Galeria de Artes Fenig, na exposição “BXDLambe – Intervenção Urbana na Baixada”, a partir desta terça-feira (7), das 9 às 16h30min, na galeria que fica na Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu. A exposição é mais uma ação da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A exposição se estenderá até o dia 5 de agosto, com entrada gratuita.

Dois artistas, Pietra Canle e Silas Sena, o Sallis, apresentam seus trabalhos através de uma única assinatura: "BXDLambe". “Sou muito inspirada pelo afro-futurismo. Faço minhas pesquisas entorno dessa estética. Sempre procurando também preencher a colagem com referências imagéticas, criando vários símbolos. Fugindo de uma estética com menos elementos. Muitos artistas me inspiram, principalmente aqueles do meu território. Acabo me inspirando também em múltiplas vertentes artísticas, não só de lambe (pôster artístico colado nos espaços públicos). Além dos moradores e trabalhadores da Baixada Fluminense, que são minha maior inspiração, todos os meus trabalhos surgem a partir do movimento de observar essas pessoas em seus cotidianos”, afirma Pietra Canle.


“Minha inspiração vem muito do design gráfico e de ilustradores que trabalham com grafismos mais expressivos como Portinari e Rubem Valentim. Tenho buscado trazer uma qualidade gráfica mais objetiva para os meus trabalhos e ainda estou experimentando muito nesse sentido. Os artistas urbanos também me influenciam muito. Keith Haring e Os Gêmeos têm uma qualidade plástica incrível que eu admiro muito”, destaca Silas Sena.

Nas ruas, Pietra e Silas assinam suas obras de modo unificado: "BXDLambe", referência à Baixada Fluminense e ao estilo. Silas construiu sua vida entre Austin e Palmares, em Nova Iguaçu. Ele pinta desde criança e o curso de Belas Artes o leva para uma afirmação das experiências ao longo dos anos. “Isso tudo ajuda muito na composição do trabalho no digital. São conhecimentos que se ajudam mutuamente”, afirma Silas.

“Expor no nosso território é sem dúvida nossa maior alegria. É o que nos move. A gente sempre quer estar nesse movimento de proporcionar arte para Nova Iguaçu. O lugar que nos acolhe diariamente. Nossa arte não seria o que é, sem esse espaço. É uma simbiose. Nossa maior conquista é conseguirmos espaços no nosso lar para poder expor”, finaliza Pietra Canle.

“É de uma preciosidade e de uma importância gigantesca expor aqui em Nova Iguaçu. O 'BXDLambe' só existe por causa dessa cidade incrível. Intervirmos aqui e para as pessoas daqui, é muito complicado às vezes, mas seguimos fortes entendendo que nosso papel social e artístico é, sem dúvida, fomentar arte para nossa comunidade, para o nosso povo”, completa Silas Sena.

A exposição do "BXDLambe" se junta aos grandes momentos da Galeria de Artes Fenig, entre eles, as recentes exposições do artista visual Tomas Weverton e a fotográfica “Nova Iguaçu em Foco”, de Paulo Santos. As artes visuais é uma tradição da Fenig que, num resgate dessa vocação, inaugurou a Galeria de Artes Fenig, em novembro de 2019, com a exposição internacional "Ojú Olhos”, do fotógrafo Raimundo Santa Rosa, que trouxe a beleza da cultura dos povos africanos, numa celebração do mês da Consciência Negra. As exposições seguintes das pintoras Nicole, Cristiane Paula, Ane Alves, Solange Maria de Souza e Elis Sampaio, dos pintores Jeremias Cristino, Rodrigo Monteiro e Á.t.o.m.o e a exposição coletiva “Artista é a mãe”, com curadoria de Silvia Schiavone, mostram a força das artes visuais em Nova Iguaçu. Em novembro de 2021, a Galeria de Artes Fenig II foi inaugurada dentro do Espaço de Artesanato Fenig Mais Top, no TopShopping, e apresentou as exposições "Mulheres do Mundo", de Ane Alves e "Art Nerd", de Rodrigo Cardoso.

SERVIÇO

Exposição “BXDLambe – Intervenção Urbana na Baixada”. Local: Galeria de Artes Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu). Horário: das 9 às 16h30min. Período: de 7 de junho a 5 de agosto de 2022. Entrada gratuita.