CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA MARIO MARQUES É APROVADO PELA CÂMARA DE NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

17 de mai. de 2022

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA MARIO MARQUES É APROVADO PELA CÂMARA DE NOVA IGUAÇU


Projeto de autoria do presidente da CMNI, Eduardo Reina Gomes de Oliveira (Dudu Reina), foi aprovado em 1ª discussão na sessão desta terça-feira (17), criando o Centro de Pesquisa e Documentação Histórica Mario Marques da Câmara Municipal de Nova Iguaçu (CPDOC-CMNI). “Queremos que o Centro se torne referência para pesquisa da história do Poder Legislativo, que garanta a preservação, a difusão e o acesso da história política desta Casa, do município e da região”, afirmou Dudu. O presidente explicou que Mario Marques, já falecido, foi o nome escolhido para o Centro por ele representar uma figura pública que sempre esteve além de seu tempo, com sete mandatos de vereador na cidade e com enorme bagagem deixada para todas as gerações.


Na próxima quinta-feira, dia 19 de maio, às 10 horas, o plenário da Câmara vai abrigar figuras importantes da cultura para a realização de uma audiência pública que irá discutir o advento do Centro. O evento é aberto ao público. Na ocasião a família de Mario Marques será homenageada.


Durante a sessão desta terça-feira foi aprovado, também em 1ª discussão, projeto do vereador Maninho de Cabuçu que inclui no calendário oficial da cidade o Dia do Vôo Livre Municipal, a ser comemorado no dia 6 de abril, data alusiva ao primeiro salto de asa delta na Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu.

PERSONALIDADES E AGENTES DE SEGURANÇA FORAM HOMENAGEADOS PELO VEREADOR MANINHO


Marvio Machado, Altair Ferreira, Afonso Filho, Carlos Moura, Gilson Carvalho, Mauricio Ribeiro, Givanildo dos Santos, 3º Sgt. André Alves, Cabo Rodrigo, 1º Sgt. Julio Cezar, Soldado Rafael Ribeiro, 3º Sgt. Emerson Ferreira, Cabo Telmo Fernandes, Pastor Jeferson de Melo, Sadraque Gomes, Edgard José, Jorge Faustino, Thiago Ferreira e Maria Lucimara.

OS 34 ANOS DO SUS

Dudu Reina lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) completa nesta terça-feira, 34 anos de existência no Brasil. “É uma data para ser comemorada. Até 1984 só podia fazer uso da saúde pública as pessoas que tinham carteira assinada. O SUS universalizou o acesso à saúde. Muito ainda precisa ser feito, mas temos avançado na área. Viva o SUS”, comemorou.