UNIMED NOVA IGUAÇU E A PREFEITURA DE QUEIMADOS DEBATEM ESTRATÉGIAS NA ÁREA DA SAÚDE - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de mar. de 2022

UNIMED NOVA IGUAÇU E A PREFEITURA DE QUEIMADOS DEBATEM ESTRATÉGIAS NA ÁREA DA SAÚDE

O presidente da Unimed Nova Iguaçu, Dr. Joé Sestello, e o prefeito do município de Queimados, Glauco Kaizer, se reuniram na última sexta-feira, dia 4 de março, onde debateram caminhos sustentáveis para a assistência à saúde na cidade. A cooperativa – que abrange oito municípios na Baixada Fluminense – tem grande interesse em expandir a sua atuação na região, ofertando serviços de qualidade, principalmente para as empresas. A estratégia objetiva movimentar a economia local, aumentar a geração de impostos e empregos, refletindo na qualidade de vida da população e, principalmente, reduzindo a sobrecarga na rede pública municipal de saúde. Participaram também do encontro o Controlador Geral da Prefeitura de Queimados, Alan Binoti, e o gerente de Mercado da Unimed Nova Iguaçu, Antonio Ferreira.

Alan Binoti, Dr. Joé Sestello, prefeito Glauco Kaizer e Antonio Ferreira debatem caminhos para a saúde no município

Conhecido pelo seu importante Distrito Industrial, a área abriga 24 empresas com atividade diversas, sendo responsável por 2,9 mil empregos diretos e indiretos, sendo que 80% dos trabalhadores são residentes locais. Segundo a prefeitura, o distrito produz o correspondente a 70% do PIB do município. Entre os setores representados estão o de logística, construção civil, embalagens metálicas, alimentos e produtos de limpeza.

"É sabido da dificuldade da estruturação da rede de serviços que funciona como a porta de entrada ao sistema público de saúde em qualquer município. Somado a isso temos o crescente subfinanciamento do Ministério da Saúde no repasse de recursos para a média e alta complexidade (recursos MAC), obrigando os prefeitos a remanejarem de outras pastas as verbas necessárias para tentar suprir esse vazio financeiro. Diante este cenário desafiador aos gestores municipais, vimos no caminho da saúde suplementar uma solução estratégica que trará inúmeros benefícios, além de desenvolvimento da região, como estimular a economia local, seja com o aumento da arrecadação de impostos (ISS), a geração de empregos diretos e indiretos, o fortalecimento do comércio, dentre outros. Aliado a isso, termos ainda, por parte da Unimed Nova Iguaçu, o projeto de instalar uma rede de assistência à saúde própria que atenda com qualidade aos usuários nas suas diversas demandas, desde a atenção primária à saúde até a alta complexidade, desonerando em boa parte o município de tal investimento", analisa o presidente, Dr. Joé Sestello.