RODA DE CONTISTAS ALEATÓRIOS LANÇA MAIS UM LIVRO COM AUTORES DA BAIXADA FLUMINENSE - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

24 de mar. de 2022

RODA DE CONTISTAS ALEATÓRIOS LANÇA MAIS UM LIVRO COM AUTORES DA BAIXADA FLUMINENSE


“Uma oficina. Um importante exercício para autores iniciantes e experientes. O Aleatórios é uma roda de contistas que promove encontros de autores, leitores e ouvintes. Os contos são escritos a partir da escolha de um dos temas propostos aleatoriamente no encontro anterior. Os textos precisam ter no máximo uma lauda e não podem ter assinatura, de modo que, quando é lido um conto, não sabemos quem é o autor”, explica Charlene França, escritora, poeta e integrante do Aleatórios. Eles estarão na Tarde de Autógrafos do livro “Contos de todos os cantos – Uma coletânea de narrativas de autores da Baixada Fluminense”, na Sala de Leitura Fenig, no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu, nesta sexta-feira (25), às 14h. A ação faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, Livros para Voar, da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.


O Aleatórios é organizado pelos autores Jonatan Magella e Thiago Kuerques. Em 2017, escritores de Nova Iguaçu manifestavam o desejo de criar um espaço na cidade para os escritores de contos. Alguns autores abraçaram a ideia como Moduan Matus, que destacou a tradição iguaçuana dos contos, e Carlos Zurck, que falou sobre os saraus literários da Zona Oeste do Rio, em que os poetas levavam seus textos sem assinatura. “Aquilo nos pareceu um jogo interessante. Concordamos que faria parte do evento. Em 2019, o coletivo estava estabelecido e já integrava o cenário cultural iguaçuano. Os encontros acontecem mensalmente, sempre às terceiras terças-feiras”, conta Charlene França.


“Contos de todos os cantos – Uma coletânea de narrativas de autores da baixada fluminense” destaca histórias breves que seguem vertentes diversas, como terror, fantasia, humor, subjetividade, diálogo com as situações cotidianas, entre outros. “O objetivo do livro é apresentar narrativas sobre diversas regiões da Baixada Fluminense e suas particularidades. Cada conto tem como cenário um bairro ou cidade diferente”, afirma Charlene.

“Nova Iguaçu apresenta produção literária e cultural de grande importância para a Baixada e para fora dela. São poetas, contistas, roteiristas, atores e demais artistas empenhados em contribuir e enriquecer ainda mais o cenário cultural local. Um trabalho admirável e maduro. Iniciativas como o Aleatórios, a Baixada Literária, o Sarau Prata, Prosa e Poesia, o Poetas e afins e etc, têm se mostrado salvadoras em meio às crises que se apresentam em diversos âmbitos. Antes de tudo, a literatura resgata e a arte é em si mesma força e resiliência”, destaca a escritora Charlene França.

LISTA DE AUTORES PARTICIPANTES DA COLETÂNEA:

J. MARUJO

ELISABETE NASCIMENTO

JÉSSICA SIMÕES

IDIMARCOS

MARCELO BIZAR

MODUAN MATUS

JENIFER FURTADO

LUCIANA CARVALHO

KLEM MACHADO

CARLOS MENDES

HEDJAN C.S

LAILA FERREIRA

CHARLENE FRANÇA

NICE NEVES

ANTÔNIO FEITOZA

ELIANE GONÇALVES

ANA CRISTINA DIAMANTE

THIAGO KUERQUES

RAFAEL DIAMANTE

LAFAYETTE SUZANO

DANILO CRESPO

SIL

JONATAN MAGELLA

CARLA RIBEIRO

ROBSON JESUS RUA

PAKO JACUTINGA

Sobre a ação "Livros para Voar", os autores destacam que é fundamental um espaço em que possam divulgar seus trabalhos e estabelecer vínculos com os leitores. Eles reforçam que esses eventos realizados em local estratégico são de extrema importância e aproximam quem escreve, quem lê e quem respira literatura. “É democrático e auxilia na difusão de trabalhos que são de excelência e esperam apenas a oportunidade de circular”, finaliza Charlene.

Além da Tarde de Autógrafos, a ação “Livros para Voar”, da Fenig, recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (Rua Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu), na Sala de Leitura Fenig (TopShopping), Prefeitura de Nova Iguaçu, Hospital Geral de Nova Iguaçu (Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, Cefet-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.