NOVA IGUAÇU COMEMORA O DIA DA MULHER COM “PAPO CALCINHA“ ENTRE O PÚBLICO FEMININO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

9 de mar. de 2022

NOVA IGUAÇU COMEMORA O DIA DA MULHER COM “PAPO CALCINHA“ ENTRE O PÚBLICO FEMININO


A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu realizou diversos eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As unidades de saúde promoveram palestras, rodas de conversa e dinâmicas abordando assuntos como valorização do ser feminino, violência contra mulher e a importância da mulher na sociedade.

O dia 8 de março foi oficializado pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. A data representa a luta histórica das mulheres para terem condições equiparadas às dos homens. Na Unidade Básica de Saúde de Rancho Fundo, a equipe enfatizou o poder das mulheres com o tema “Empodera mulher, você é poderosa”. As funcionárias prepararam uma roda de conversa com direito a apresentação teatral e a convidada Vivian Santos, especialista em relacionamento e sexualidade. “O mais importante de tudo é o conhecimento, às vezes até existe o acesso à informação, mas não se conhece a realidade de cada uma. Então nosso lugar é o de empatia e dar acolhimento que elas necessitam”, afirmou Vivian.


“Eu vim para marcar o ginecologista e fui surpreendida com essa festa. Nós cuidamos de casa, filhos e verdadeiramente somos super. Achei muito legal ter esse dia”, relatou Andrea Oliveira de 39 anos e do lar.

A coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Mulher do Município Alícia dos Santos esteve presente, demonstrando muita satisfação em fazer parte de um dia tão especial. “Mulheres, cuidem-se, não cuidem apenas dos outros. Se você não se cuidar, não terá saúde para cuidar dos seus”, disse a coordenadora alertando as mulheres presentes.


A comemoração continuará ao longo de toda a semana. O programa abrange a linha de cuidado, desenvolvendo ações de prevenção e tratamento de doenças ginecológicas, assim como o acompanhamento do pré-natal, parto, nascimento, puerpério, puericultura e atendimento aos adolescentes. Dentre as ações está a oferta de exames de preventivo para colo de útero e mamografia para detecção precise de câncer de mama.