BANCO DE SANGUE DO HGNI VAI FUNCIONAR NORMALMENTE NA SEGUNDA DE CARNAVAL E QUARTA DE CINZAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

25 de fev. de 2022

BANCO DE SANGUE DO HGNI VAI FUNCIONAR NORMALMENTE NA SEGUNDA DE CARNAVAL E QUARTA DE CINZAS


O Banco de Sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) vai funcionar normalmente na segunda-feira (28) e quarta-feira (2), das 7h30min às 12h30min, além de também receber doadores na quinta e sexta-feira. Apenas terça-feira (1°), feriado, que não haverá doação. O intuito da ação é ampliar o estoque, que está abaixo do ideal, e preparar a unidade para atender pacientes que chegam diariamente de toda a Baixada Fluminense.

A expectativa da direção do HGNI é atrair mais doadores durante este período do Carnaval, em que, tradicionalmente, o número de doações diminui. O banco de sangue tem capacidade para atender até 40 pessoas por dia, mas vem recebendo, entre 15 e 20 pessoas. Apesar de não ter festas ou folia, por causa da pandemia, o bloco da solidariedade pode fazer a diferença para o paciente que precisa de uma transfusão. Uma bolsa de sangue ajuda a salvar até quatro vidas.

O banco de sangue segue todas as regras sanitárias de prevenção à Covid-19. O local é higienizado regularmente durante o dia e conta com dispensadores de álcool em gel para a higienização. Só será permitida a entrada de pessoas com uso de máscara facial. O hemonúcleo é o único público vinculado ao Hemorio. Fica localizado dentro do HGNI, na Av. Henrique Duque Estrada Meyer, n° 953, próximo à recepção geral.

QUEM PODE DOAR

*Pessoas de 18 a 69 anos, sendo que os maiores de 60 anos precisam ter doado anteriormente;

*É necessário estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos;

*Quem foi vacinado contra a Covid-19 deve aguardar sete dias para fazer a doação;

*Quem contraiu a Covid-19 só poderá doar após 30 dias de recuperação completa do quadro;

*Não é necessário estar em jejum, mas a doação é contraindicada para pessoas que ingeriram bebida alcoólica no dia anterior ou comidas gordurosas nas últimas 4h; e

*Menores de idade também podem doar. Basta que os pais ou responsáveis assinem o termo de autorização disponibilizado no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf).