TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

12 de jan. de 2022

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Ano eleitoral
Este ano é eleitoral e os pré-candidatos já estão a todo vapor se organizando para a campanha do primeiro turno que acontecerá no dia 2 de outubro. O eleitor terá que escolher, nesta eleição, o presidente da República, um Senador, o Governador, um deputado federal e um deputado estadual. A partir do dia 16 de agosto, é o início formal das campanhas eleitorais e serão permitidas as campanhas na Internet e nas ruas. Na TV, o programa eleitoral começa 10 dias depois e será entre 26 de agosto a 29 de setembro. Dia 30 de setembro é o último dia para as campanhas em jornais. O segundo turno acontecerá a partir do dia 3 de outubro.

Ano eleitoral 2
Nesta eleição, o primeiro turno acontecerá no dia 2 de outubro, o eleitor escolherá o presidente da República, o Governador do Estado, 1 dos 3 senadores que compõem a bancada estadual no Senado Federal, um deputado federal e um deputado estadual. No caso da presidência e do governo do Estado, não definidos em primeiro turno por maioria absoluta de votos, o segundo turno acontecerá no dia 30 de outubro.

Janela partidária
O prazo para os candidatos detentores de mandatos que queiram disputar as eleições em outra agremiação partidária sem sofrer perda de seus mandatos acontece a partir de março. A chamada “janela partidária” acontece entre 5 de março até 1º de abril.

Novo no páreo
O Dr. Henrique Paes é um médico que está surgindo no cenário político local. Deverá ser candidato a deputado federal e, apesar de já caminhar e abrir conversas em vários municípios, será na Baixada Fluminense, em especial Nova Iguaçu, que deverá priorizar a sua atenção. Guardem este nome, pois não será surpresa ele se tornar uma espécie de “fantasma” na vida de políticos já consolidados em Nova Iguaçu.

Desincompatibilização
Servidores, estatutários ou não, devem se desincompatibilizar dos cargos três meses antes do primeiro turno das eleições, elas que acontecerão em 2 de outubro. É aí que pode acontecer a chamada “dança das cadeiras” nas administrações, em especial, se houver pré-candidato ocupando cargo de secretário ou mesmo pessoas no segundo escalão da administração pública.

Corrida de 15 de janeiro
Provocar aglomerações é o menos indicado, mesmo enquanto a vacinação avança. A realização da tradicional corrida de 15 de janeiro é muito perigosa com a variante Ômicron circulando. Rogerio Lisboa testou positivo no fim do ano passado e ao realizar esta corrida é agir contrário ao que está acontecendo em outras cidades que, até mesmo, estão suspendendo o “Carnaval de Rua”. Quem conhece o prefeito sabe que ele é uma pessoa extremamente cuidadosa consigo mesmo. Espero que ele tenha o mesmo cuidado com a vida das pessoas que ele deveria proteger pela relevância do cargo que ocupa. Ele deveria repensar este ato e esta corrida, observando o quadro sanitário, poderia ser realizada no dia 13 de junho, abrindo às festas de Santo Antônio (padroeiro da cidade).