PROMOVER CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO É O FOCO DA UNIMED NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

16 de dez. de 2021

PROMOVER CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO É O FOCO DA UNIMED NOVA IGUAÇU

Campanhas Dezembro Laranja e Dezembro Vermelho levam informação aos colaboradores

Michelle Calado fala sobre prevenção do câncer de pele durante a exposição solar

Esclarecer, tirar dúvidas, trocar informações e prevenir doenças. Esses foram os principais propósitos das Campanhas Dezembro Laranja (câncer de pele) e Dezembro Vermelho (vírus HIV, a AIDS e outras IST’s - infecções sexualmente transmissíveis) realizadas pela Unimed Nova Iguaçu, através do Núcleo de Atenção à Saúde, aos colaboradores de todos os setores. As mini palestras foram conduzidas pela fisioterapeuta, Michelle Calado, e pela enfermeira, Adkellen Beatriz. Ao final dos debates houve distribuição de camisinhas.

Para o coordenador do NAS, Dr. Luiz Claudio Mota, as campanhas são uma excelente oportunidade para abordar temas da área da saúde para pessoas de todas as idades. “A campanha Dezembro Vermelho, por exemplo, vem conscientizar sobre a prevenção do HIV e outras tantas ISTs que afetam a saúde de milhares de pessoas pelo mundo”, diz. Segundo Dr. Luiz Claudio, as Infecções Sexualmente Transmissíveis nem sempre apresentam sinais e sintomas aparentes e podem ser transmitidas. Por isso, é fundamental que o autocuidado, idas ao médico regulares e, principalmente, a utilização de camisinha em todas as relações sexuais, sejam as medidas adotadas por toda a população a fim de evitar estas infecções.

Adkellen Beatriz (à esq.) distribui camisinhas aos colaboradores após palestra

Falar sobre o câncer de pele também é da maior importância, principalmente considerando que temos uma forte incidência do sol na maior parte do ano, mesmo no inverno. A exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas - UV), principalmente na infância e adolescência, pode levar à doença. Daí, a necessidade de proteção adequada para evitar lesões futuras. Segundo dados da Fiocruz, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente.