TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de nov. de 2021

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Memória


Caso não haja alteração na data – o que é pouco provável – no próximo dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), a população vai poder conhecer um pouco mais da história do fundador do Jornal Correio da Lavoura, Silvino de Azeredo. Uma exposição está sendo preparada para ocupar a Praça Silvino de Azeredo, situada em frente à Prefeitura. Entre as imagens que compõem a exposição, está a primeira página criada por Silvino e datada de 22 de março de 1917.

Passou da hora
Uma cidade com a grandiosidade e a importância de Nova Iguaçu não contar com um centro de convenções público para a realização de eventos é o que a faz viver um provincianismo. A falta de um espaço assim, na mais importante cidade da Baixada Fluminense e considerada município “mãe” deixa de atrair muitos eventos que poderiam contribuir para feiras e fóruns sediados na região. Esse é um caso que deveria ser pensado.

Exposição
O fotógrafo Paulo Santos vai realizar do dia 16 a 18 de novembro, a 18ª edição da exposição “Ilustres & Anônimos”, que acontecerá na Praça Rui Barbosa. Escritores e escritoras da Baixada compõem o quadro de homenageados.

Pensando bem…
Em períodos anteriores, às pré-campanhas eleitorais pareciam mais atraentes. Pessoas interessadas em disputar cargos eleitorais antecipavam em quase um ano as suas pré-campanhas. Mas parece que muitos candidatos vão deixar para anunciar os seus interesses em se candidatar somente no ano que vem. Neste momento estão em banho-maria.

Interessante…
Nas principais ruas do centro de Nova Iguaçu não se vê agentes de trânsito. Mas onde falta agente de trânsito, o que não falta é guardador dos estacionamentos conhecidos como “Vaga Certa” e que ocupam as ruas da cidade.

Esporte para todos
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu oferece várias atividades para os iguaçuanos. Na Vila Olímpica, está concentrada a maior parte delas. Atletas paralímpicos treinam no espaço e elogiam a organização e estrutura do local. O secretário Fernandinho Moquetá costuma ver de perto o que acontece por lá. Ele vai sempre ao local onde procura conversar com quem é beneficiado pela Vila. As atividades promovidas pela Secretaria são gratuitas.

Piada de salão
Os representantes do povo andam muito distantes de Nova Iguaçu, reaparecem quando surgem as eleições. São como discos voadores: eles existem, aparecem de vez em quando e quando aparecem, é só para assustar o eleitorado.