TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

24 de nov. de 2021

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Triste número
Desde quando começaram os registros de óbitos por Covid-19 em Nova Iguaçu, até a quinta-feira passada, dia 18, o número de atingidos chegou à marca de 2.132 vidas perdidas. Uma triste marca que não pode ser esquecida na história da cidade. Talvez, isso deveria motivar algum vereador a propor a criação de um monumento em memória dessas vítimas. Muitas famílias ficaram e ficarão marcadas com essa dor e o monumento seria apenas uma forma de mostrar a solidariedade do poder público municipal em reconhecer esse sofrimento. Um ato simbólico, porém importante para a memória da cidade.

Verdadeiro servidor
Quando comecei a cobrir política, isso na década de 90, uma pessoa que era referência para esclarecer algumas dúvidas sobre história da Câmara, era José Borges de Sá que, para a tristeza de muitos amigos, faleceu esta semana. Borges, como era conhecido, é um daqueles nomes da Casa que era um patrimônio. Um conhecedor profundo das curiosidades guardadas no arquivo do Poder Legislativo municipal. Um verdadeiro servidor!

Passos lentos
Entre os vereadores eleitos em 2020, Márcio Guerreiro (PP) foi o que teve a menor votação. Obteve 4.133 votos. Logo quando se elegeu surgiram, obviamente precipitados, os rumores de que a sua eleição seria o primeiro passo para uma candidatura maior. Mas pelas redes sociais o moço não apresenta essa predisposição que tanto diziam. Ou está esperando o tempo certo ou viu que não é tão certo assim.

Não aprendem
Os principais nomes da política local e que ocupam cargos eletivos na esfera estadual ou municipal parecem que gostam de falar da “velha política”, fazendo o mesmo que esta “velha política” preconiza. Só aparecem em seus redutos em períodos eleitorais e para pedir votos. Mais nada. Não é à toa que uma quantidade significativa de votos dados pelo eleitor de Nova Iguaçu é destinado a candidatos de fora.

Paulo, o fotógrafo
O repórter-fotográfico Paulo Santos, responsável pela exposição “Ilustres & Anônimos” (18ª edição), que reuniu 30 escritores negros da Baixada Fluminense e ocupou a Praça Ruy Barbosa com placas que trazem informações sobre cada um dos homenageados. O evento fez parte do calendário em alusão às comemorações sobre o mês da Consciência Negra, desenvolvido pela Fenig.

Polêmica
Gerou polêmica a exibição que a Secretaria Municipal de Cultura fará sobre o filme “Marighella”, no próximo dia 21 (domingo), às 15h, no Complexo Cultural de Nova Iguaçu. Mas a exibição está garantida para os 144 ingressos que serão disponibilizados.

Mudança
A mudança na data da exposição sobre os 104 anos do jornal Correio da Lavoura e do seu fundador Silvino de Azeredo, que estava prevista para acontecer dia 20, passou para o dia 30 (terça-feira), às 10h, na praça que leva o nome do fundador. A alteração da data foi uma decisão da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig) na composição da programação. Após a exposição de abertura, a mesma será levada para o TopShopping onde ficará por mais uma semana.