EXPOSIÇÃO "MULHERES DO MUNDO" É DESTAQUE EM NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

10 de nov. de 2021

EXPOSIÇÃO "MULHERES DO MUNDO" É DESTAQUE EM NOVA IGUAÇU


Expandindo os horizontes da arte na Baixada Fluminense no mês da Consciência Negra, o Espaço de Artesanato Fenig Mais Top, localizado no terceiro piso do TopShopping, no centro de Nova Iguaçu, abre a partir desta quarta-feira (10), às 15h, a exposição “Mulheres do Mundo – Um passeio pela história de mulheres negras que fizeram a diferença”. A artista visual Ane Alves, de 55 anos, mostra suas obras no ambiente que celebra a beleza das criações na Baixada Fluminense. A oportunidade de apreciar as telas e conhecer mais a loja de artesanato certamente reforçam o conhecimento e as opções de presentes. A entrada é gratuita, seguindo protocolos como uso de máscara.


“Em 2014 comecei a pintar mulheres, principalmente negras dentro do meu ativismo feminino. A exposição “Mulheres do Mundo” vem sendo construída há dois anos, quando comecei meus primeiros passos com Aquarela. Mais adiante, me interessei pela Arte Botânica e técnicas para prensar e secar plantas”, destaca Ane Alves sobre sua técnica e inspiração.


“Nessas obras, vocês irão ver mulheres que lutaram e lutam por um mundo feminino com mais respeito e igualdade, para que agora nós, mulheres da atualidade, possamos desfrutar de direitos sociais e liberdade de nossos corpos. Aqui, elas estão adornadas com flores, plantas e sementes em um elo de bondade, respeito ao tempo e amor. Fazer essa exposição no Espaço de Artesanato Fenig Mais Top é essencial e necessário já que é um espaço colaborativo organizado principalmente por mulheres artesãs e artistas”, descreve Ane. A exposição destaca personalidades como Tereza de Benguela, Nina Simoni, Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzalez.


A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), fortalece as artes visuais na cidade. Os talentos da Baixada estão em destaque no Espaço Fenig Mais Top, com a exposição de Ane Alves, e na Galeria de Artes Fenig, na sede da Fundação, na Av. Governador Portela, 812, no centro de Nova Iguaçu, onde atualmente realiza a exposição "Ibojú II", do artista e poeta Á.t.o.m.o.