LIMPEZA E PLANTIO DE ÁRVORES NA SERRA DO VULCÃO ENCERRA A "SEMANA LIXO ZERO NOVA IGUAÇU" - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de out. de 2021

LIMPEZA E PLANTIO DE ÁRVORES NA SERRA DO VULCÃO ENCERRA A "SEMANA LIXO ZERO NOVA IGUAÇU"


O encerramento da “Semana Lixo Zero” será neste sábado (30), a partir das 8h, com uma ação de limpeza e plantio de árvores na Serra do Vulcão (Parque Natural Municipal). A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto EAE, realiza a atividade que vai reunir cidadãos e especialistas nessa conexão prática com a consciência ambiental. O ponto de encontro será no Posto Shell, em frente à Unig, no bairro da Luz.

“A palavra-chave é educar. Essas informações e ações da iniciativa ‘Lixo Zero’ levam conhecimento ambiental para todos. O que nós estamos plantando hoje vamos colher nas próximas décadas”, afirmou o presidente da Fenig, Miguel Ribeiro.


As atividades “Lixo Zero Nova Iguaçu” reuniu especialistas e sociedade nas última terça e quarta-feira, no Patronato, no centro de Nova Iguaçu para mostrar como o cidadão e o poder público podem e devem melhorar a qualidade de vida e do ambiente reduzindo a produção de lixo e mostrando como corretamente encaminhar e reciclar resíduos descartados.

Foram realizadas palestras, oficinas e feiras sustentáveis de alimentos orgânicos, artesanato, produtos de higiene, brechós, doação de livros e plantas e ecoturismo. A Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria de Assistência Social, se juntaram ao evento “Lixo Zero” com instituições como a Coop Carmo e o Instituto EAE.

“Criei uma peça decorativa a partir de uma latinha de batata frita. Decorei com uma decoupagem a partir de filtro de papel de café que viraria lixo e se transformou em arte. Para criar minhas peças, reaproveito todo o tipo de material desde garrafas até potes de geleia. Utilizo linha natural, sem tingimento, para criar minhas peças inclusive às ecopads laváveis e tão importantes na limpeza da pele, evitando o algodão industrializado”, destacou a artesã Ana Maria Rodrigues Alves, de 56 anos, moradora do bairro da Prata.

Depois de trabalhar como administradora de empresa, ela empreendeu no artesanato sustentável criando peças em macramê e tapeçaria, na loja de artesanato Fenig Mais Top, no TopShopping. Ela comercializa suas artes a partir de material reciclado na feira do evento.

A Fenig é uma fundação da Prefeitura de Nova Iguaçu, criada em 1976, que fomenta ações educacionais e culturais com foco no desenvolvimento humano, social e econômico e geração de trabalho e renda. Entre as realizações da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu estão o Programa Municipal de Artesanato, o Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita, além de eventos durante o ano todo nas áreas culturais e educacionais como as ações Livros para Voar e Matemática na Praça.

O Instituto Lixo Zero Brasil foi fundado em 2010. Ele representa no Brasil, a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no mundo.