CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU VOTA O PLANO PLURIANUAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

6 de out. de 2021

CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU VOTA O PLANO PLURIANUAL


A sessão plenária da Câmara Municipal da última terça-feira (5) foi um pouco mais curta. E os vereadores não puderem discursar sobre temas diversos, como sempre gostam de fazer. É que foi votada, em 1ª discussão, a mensagem nº 140/2021, de autoria do Executivo, que trata sobre o Plano Plurianual do Município de Nova Iguaçu – PPA, para o quadriênio 2022 a 2025. Conforme diz o artigo 281, do Regimento Interno da Casa, quando há votação de matérias orçamentárias, o expediente, tempo em que acontece o tema livre, fica reduzido a 30 minutos.


O PPA foi encaminhado para a Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Tomada de Contas novamente, e os vereadores terão o prazo de 10 dias úteis para propor emendas, se assim o desejarem. Depois deste trâmite, ele segue para a 2ª e última votação em plenário.


O Plano é composto por todos os programas da administração municipal, conforme sua finalidade: finalísticos, de gestão de políticas públicas, de serviços e de apoio administrativo. Além dos programas, ele apresenta as diretrizes, objetivos, indicadores, ações, metas e resultados a serem alcançados nos próximos quatro anos. Para o Programa de Educação de Jovens e Adultos, por exemplo, existe o objetivo de desenvolver atividades para este segmento com a finalidade de diminuir o analfabetismo na cidade. No Programa de Promoção à Saúde e Assistência Social, o objetivo é promover ações de suporte adicional e opcional em saúde para a população. O documento é composto de 110 programas.


O presidente Eduardo Reina Gomes de Oliveira, Dudu Reina, solicitou que um minuto de silêncio fosse respeitado em memória do senhor Pedro Pacheco de Medeiros, pai do líder comunitário iguaçuano, Diomar Medeiros.


Dudu também foi protagonista da homenagem ao 2º sargento da PM Alex Santiago dos Santos. Alex recebeu uma Moção de Congratulações e Aplausos pelo reconhecimento ao seu trabalho junto à sociedade.


Em alusão à campanha Outubro Rosa, que chama atenção e conscientiza sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, a fachada da Câmara está iluminada na cor rosa, assim como o painel eletrônico de votação.