AS BODAS DE OURO DO ESPORTE CLUBE IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

19 de out. de 2021

AS BODAS DE OURO DO ESPORTE CLUBE IGUAÇU


Na edição de 11 
de novembro de 1962, o CL publicou página inteira (a terceira) em homenagem aos cinquenta anos de existência do glorioso alvinegro, o Esporte Clube Iguaçu. Três fotos ilustraram a página: a que estampamos aqui, uma do campo e torcedores na Rua Marechal Floriano, no início da trajetória do Iguaçu, e mais uma dando conta dos feitos da administração Nelson Soares, no início dos anos 60, exibindo a majestosa piscina do clube ao lado do ginásio de esportes.

Do relato histórico, destaque-se: “Outras reuniões naturalmente se sucederam, a maioria delas aos sábados, na farmácia de Reinaldo de Aragão, que apoiava o movimento, dando injeções de entusiasmo aos menos otimistas.

Era preciso, então, com urgência, de um terreno apropriado para as futuras competições, e alguém lembrou que o velho Chaves (Antonio da Silva Chaves) possuía um que poderia servir, na Rua Marechal Floriano à propriedade – o velho sobrado dos Gagini e Batistoni. Não houve perda de tempo: designou-se uma comissão composta dos senhores farmacêutico Reinaldo Aragão, Joaquim Tinoco de Souza e Silvino de Azeredo, não lhe sendo difícil obter a necessária permissão da figura bondosa do Chaves.

Arrancadas as árvores e capinado o terreno, foi possível dar início aos treinos, ao bate-bola em frente aos arcos de bambu. Mas não se dispunha de elementos suficientes à constituição de dois quadros, sendo preciso que Ptolomeu Trindade, muito conhecido no Rio, trouxesse de lá alguns jogadores, como aconteceu com Vergilio Fredighi, que atuava com destaque no América e veio, com sua técnica e experiência, servir de exemplo aos iguaçuanos ocupando na defesa a posição de beque. Daí para a fundação do Iguaçu F.C., a 17 de novembro de 1912, não demorou nada, foi um passo, quando se realizou uma festa esportiva e social que emocionou toda a pacata Maxambomba. Com desfile de atletas desde a sede (na parte térrea do edifício da Câmara Municipal, a atual Prefeitura) até o campo que se inaugurou com arcos enfeitados, bandeirolas, foguetes e banda de música”.

Na foto, tirada quando da inauguração festiva do campo do Iguaçu F.C., em 17.11.1912, veem-se os amadores, da esquerda para a direita: Silvio, Silvino, Alarico, Dininho, Nelson e Artur (em pé); Antonio, Machado, Sabino, Galvani, Estácio e Chambarelli (de joelhos); Eugênio, Rogério, Jorge, Tatu e Avelino (sentados). Em pé, ladeando o grupo, Samuel Ramos (esquerda) e Ptolomeu Trindade (direita), o fundador do Iguaçu F.C.