TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

13 de jul. de 2021

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Tendência eleitoral
O vereador Dudu Reina (PDT) será a peça-chave nas eleições de 2022 e que indicará para onde caminhará o grupo do prefeito nessas eleições de 2022 e, ainda, a de 2024. O moço foi colocado estrategicamente no cargo de presidente da Câmara Municipal pela confiança que possui do prefeito Rogerio Lisboa. Neste caso, tudo indica que aqueles que Dudu Reina apoiar, será os que formarão o bloco para a sucessão de 2024.

Ombro a ombro
Hoje, pode-se dizer que tem pelo menos dois grupos liderados por caciques que olham a Prefeitura de Nova Iguaçu e que fazem parte da base de apoio do governo. Trata-se do deputado federal Dr. Luizinho (PP) e do deputado federal licenciado para ser secretário estadual de Transportes, Juninho do Pneu (DEM). Essa eleição vai ser emocionante como uma prévia para 2024.

Perdendo força
Rosângela Gomes (ex-aliada de Rogerio Lisboa no seu primeiro mandato) e que logo depois rompeu com ele para disputar a eleição de 2020 como adversária, perdeu o pouco que tinha na sua estrutura política. Rosângela concorrerá à reeleição de deputada sem espaço e a boa vontade da máquina.

Atividades da Fenig
Uma das coisas que vem chamando a atenção no governo é a Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig). Apesar da pandemia, a Fundação conseguiu ampliar o seu raio de ação e passou a utilizar novos espaços. Antes suas atividades ficavam restritas a sede ou em praças públicas. Mas com a parceria formada com o TopShopping, algumas atividades têm sido levadas para lá. Constantemente, lançamentos de livros com o apoio da Fenig estão acontecendo no shopping, o que abre um novo espaço para o apoio de eventos literários.

Bagunça
Não adianta avisar e chamar a atenção para a bagunça que se formou na Av. Nilo Peçanha. Fico triste com idosos e portadores de deficiência que precisam passar por aquela via que é o exemplo do desrespeito às normas de ordem pública e da ocupação do passeio público.

Importando
A possibilidade do ex-presidente Lula concorrer em 2022 é grande. Mesmo assim parece que o PT encontrará dificuldades para apresentar nomes nos municípios que tenham força local para a disputa eleitoral. Fora André Ceciliano, encontrar outro nome vai exigir muito esforço. Provavelmente terá que importar alguns.

Maior expressão do PT
Por falar em André Ceciliano (deputado estadual do PT e que preside a Alerj), ele conseguiu um feito que o diferencia dentro do próprio partido. Tornou-se uma das figuras de maior expressão da política no Estado, isso quando a legenda vive o seu pior momento de falta de representatividade na região.