CÂMARA MUNICIPAL DE IGUASSÚ - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

6 de jul. de 2021

CÂMARA MUNICIPAL DE IGUASSÚ

Coronel Ernesto França Soares

“Conforme noticiamos, realizou-se no dia 10 (janeiro) do corrente a sessão da Câmara Municipal, a fim de serem eleitos para o atual exercício o seu presidente, vice-presidente, secretário e comissões permanentes.

Às 12 horas, presentes os vereadores Cel. Ernesto França Soares, capitães Antônio da Silva Chaves, Gaspar José Soares, Pythias de Castilho Lobo e Isac Manoel da Câmara, foi aberta a sessão.

Capitão Antônio da Silva Chaves

De conformidade com a Lei que determina sejam eleitos os membros da mesa com qualquer número de vereadores, excedendo de um terço, e depois de três convocações, o Sr. Cel. França Soares declarou a sessão aberta. Foi lida e aprovada a ata da sessão anterior.

Deixaram de comparecer os vereadores Dr. Manoel Reis, Antônio de Souza Antunes, Antônio Sá Freire, Joaquim Quaresma de Oliveira e José Antônio de Carvalho.

Procedendo-se a eleição, esta deu o seguinte resultado: Presidente – Cel. França Soares, Vice-Presidente – Capitão Antônio da Silva Chaves, Secretário – Pythias de Castilho Lobo. Após este resultado, as pessoas presentes fizeram carinhosa manifestação aos recém-eleitos. Em seguida procedeu-se a eleição para as comissões permanentes, dando o seguinte resultado: 1 – Gaspar José Soares, Antônio da Silva Chaves e Joaquim Quaresma de Oliveira; 2 – Pythias de Castilho Lobo, Isac M. da Câmara e Joaquim Quaresma de Oliveira; 3 – Gaspar José Soares, Antônio da Silva Chaves e José Antônio de Carvalho; 4 – Pythias de Castilho Lobo, Isac Câmara e Sá Freire; 5 – José Antônio de Carvalho, Sá Freire e Antônio de Souza Antunes.

Capitão Pythias de Castilho Lobo

Nada mais havendo a tratar, o presidente Cel. França Soares deu a palavra ao vereador Gaspar José Soares que fez entrega à mesa das seguintes moções lidas pelo secretário e aprovadas unanimemente indicando ao eleitorado deste Município o nome do Dr. Nilo Peçanha para a próxima eleição presidencial; de solidariedade ao Dr. Geraque Collet, presidente do Estado; de solidariedade e aplausos ao Dr. Wenceslau Braz pela atitude assumida em face do conflito em que nos achamos envolvidos e da profunda gratidão ao Supremo Tribunal e ao Dr. Henrique Borges Monteiro”. (Reprodução, na íntegra, da maior parte do texto dando conta da instalação da Câmara Municipal para o início dos trabalhos do exercício legislativo, publicado na primeira página da edição de 17 de janeiro de 1918. Fotos do arquivo do Correio da Lavoura)