POESIA EM DESTAQUE NA 'TARDE DE AUTÓGRAFOS' DO PROJETO 'LIVROS PARA VOAR' - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

23 de jun. de 2021

POESIA EM DESTAQUE NA 'TARDE DE AUTÓGRAFOS' DO PROJETO 'LIVROS PARA VOAR'


Morador de Nova Iguaçu, o escritor Edilson Barros, é o destaque da “Tarde de Autógrafos” do projeto “Livros para Voar”, nesta sexta-feira (25), às 14h, na sala de leitura (3º piso do TopShopping). “Comecei a escrever desde adolescente. Sempre procurando ler e aumentar meus conhecimentos para cada vez melhorar a arte de escrever, seja na poesia ou na crônica”, afirmou Edilson, que vai autografar o livro “Poesias de Aprendiz”. O projeto “Livros para Voar” é uma ação do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig, a Fundação Educacional e Cultura de Nova Iguaçu.

Mestre em Engenharia, Edilson Barros, destaca a ação “Livros para Voar” que valoriza escritores independentes. “Temos tão poucas oportunidades de divulgar nossa arte, este projeto é um oásis em um cenário desértico. Creio que o projeto vem de encontro ao anseio não só do artista, como também do povo, pois afinal arte é cultura, não é só privilégio das elites e sim deveria ser um direito de acesso para todos, e este projeto vem preencher esta lacuna, sendo de suma importância”, afirmou o escritor.

Edilson Barros conta que uma paixão platônica o inspirou a escrever o primeiro poema. A partir desse, mergulhou nas obras de Vinícius de Moraes, Mario Quintana, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski e Ricardo de Carvalho Duarte, o Chacal. Vinícius e Paulo Leminski, em especial, o ajudaram a entender a linguagem da poesia. “Parecia claro que, de certa forma, havia algo de verdadeiro ali, de uma verdade que eu sempre procurei na arte, e muitas vezes não encontrava, por não conseguir pular os altos muros dos hermetismos acadêmicos, algo que sempre me incomodou muito”, destacou o escritor.


Além da Tarde de Autógrafos, nesta sexta, haverá distribuição de livros e gibis doados ao projeto “Livros para Voar”. São publicações arrecadadas em onze pontos de Nova Iguaçu nas caixas da ação. O projeto é dedicado a livros paradidáticos que foram doados à Fundação. São aceitos livros de diversos gêneros como romances, biografias, poesias e gibis. É só deixar o livro na caixa. Se outra pessoa quiser ler, é só pegar e levar para desfrutar da leitura e depois, se quiser, devolver numa das caixas. A ideia é fazer os livros circularem pela cidade. Os 11 totens com as caixas do projeto estão na Fenig, Prefeitura de Nova Iguaçu, TopShopping, Hospital Geral de Nova Iguaçu (na Posse), Igreja Santo Antônio da Prata, Igreja São Miguel Arcanjo (em Miguel Couto), OAB Nova Iguaçu, Casa de Cultura, Casa do Professor, CEFET-NI e Loja Caçula Nova Iguaçu.