PESSOAS COM COMORBIDADES DE 54 A 56 ANOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SERÃO VACINADAS NA PRÓXIMA SEMANA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de abr. de 2021

PESSOAS COM COMORBIDADES DE 54 A 56 ANOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SERÃO VACINADAS NA PRÓXIMA SEMANA


A campanha de vacinação contra a Covid-19 prossegue em Nova Iguaçu. Na próxima semana, a Prefeitura irá aplicar a primeira dose do imunizante em pessoas com comorbidades entre 54 e 56 anos e também nos profissionais da educação desta mesma faixa etária, seguindo o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. Idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde acima de 26 anos que ainda não foram vacinados devem buscar atendimento em um dos 22 pontos de imunização disponíveis no município. Até quinta-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde já havia aplicado 170.842 doses contra a Covid-19.

Ao longo da semana, pessoas com comorbidades serão vacinadas da seguinte forma: na segunda-feira (3), mulheres de 56 anos. Na terça (4) será a vez dos homens desta mesma faixa etária. Na quarta-feira (5), serão imunizadas as mulheres com 55 anos. No dia seguinte, homens da mesma idade. As mulheres de 54 anos serão vacinadas na sexta-feira (7), enquanto os homens de 54 anos deverão receber o imunizante no sábado (8). A mesma divisão diária por gênero e idade vale para os profissionais da educação.

A aplicação da segunda dose será feita da seguinte maneira: quem foi vacinado com a AstraZeneca (cartão laranja) até o dia 10 de março poderá receber a imunização completa ao longo da semana, respeitando a divisão do calendário por gênero. Já aqueles que receberam a primeira dose de Coronavac/Sinovac (cartão azul) serão atendidos de acordo com a disponibilidade de vacina. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) enfrenta um problema momentâneo de desabastecimento deste imunizante. Prevenida, marcou o retorno para a segunda dose em 21 dias e não 28, deixando a população imunizada dentro do prazo máximo de retorno.

O horário de funcionamento da campanha é das 8h30min às 16h, com exceção aos sábados, que vai até às 14h. A lista completa com os endereços dos postos de vacinação contra a Covid-19 e o calendário de imunização estão em: www.novaiguacu.rj.gov.br/semus/vacinacao-covid/calendario/.

QUEM PODE SER VACINADO?

Os pertencentes ao grupo de comorbidades são portadores de diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (estágios 1, 2 e 3), insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias, pericardiopatias, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down, cirrose hepática, portadores de próteses valores, portadores de dispositivos cardíacos implantados, além de doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas.

Para serem vacinadas, as pessoas com comorbidades devem apresentar comprovante assinado por médico, contendo assinatura e registro no conselho de classe, que demonstre pertencer a um destes grupos de comorbidades; documento de Identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; Comprovante de Residência, três últimas receitas, com validade máxima de seis meses.

Já os profissionais de educação - professores, pessoal administrativo, merendeiras, pessoal de apoio (serventes e vigias) - devem estar com carteira de identidade com foto; CPF ou Cartão Nacional de Saúde; três últimos contracheques de instituição de ensino localizada em Nova Iguaçu no ato da vacinação.