UM DESAFIO PARA A NOVA CÂMARA MUNICIPAL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

3 de fev. de 2021

UM DESAFIO PARA A NOVA CÂMARA MUNICIPAL

Thiago Rachid


No nosso sistema constitucional o elemento mais próximo da população é o vereador. A Câmara Municipal é (ou deveria ser) o local em que o cidadão deveria procurar para reclamar das falhas na prestação dos serviços públicos municipais. Não para que o vereador execute o problema daquela pessoa em particular, mas para que exija que a Prefeitura devolva ao funcionamento do serviço à normalidade para toda a população da cidade.

A função do vereador é a de advogado do povo junto à Prefeitura. A população e a cultura política local, porém, faz do vereador uma espécie de subprefeito. Isso é ruim para todas as partes. Para a sociedade que só consegue alguns serviços públicos se tiver acesso privilegiado a algum vereador. Para o próprio vereador que perde a independência e precisa entregar seu mandato ao prefeito da vez para conseguir atender aos que recorrem a ele.

Esse é um problema que não sei se veremos ser superado tão cedo. Torço para que mude, mas não tenho muitas esperanças. Há um ponto, porém, em que acredito que a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal pode começar a melhorar. É a comunicação entre Câmara e sociedade.

O cidadão iguaçuano que consultar as redes sociais da Prefeitura verá um perfil que se comunica razoavelmente bem. A linguagem é simples, o conteúdo é frequente e a informação acaba sendo mais democratizada.

As redes sociais da Câmara Municipal, por sua vez, vão no caminho contrário. Pouquíssimo conteúdo e os poucos que são divulgados costumam não ter utilidade pública. Via de regra, são datas comemorativas e, mesmo assim, sem ter sequer um padrão visual.

O site da Câmara não é muito melhor. A produção dos vereadores – projetos de lei, proposições, emendas à lei orgânica, presença em plenário, etc. -, as pautas das sessões, as datas das reuniões das comissões, o trabalho das comissões e outras informações que deveriam estar publicizadas, não constam no site.

Fica a sugestão desse desafio aos componentes da nova Mesa Diretora. Melhorem a comunicação com a sociedade. Criem canais para que o cidadão possa falar com a Câmara. E ser respondido também, obviamente. Usem as redes sociais para informar previamente as datas e pautas das sessões em plenário e das comissões. Publiquem nos meios de comunicação local. A sociedade iguaçuana precisa sentir que a Câmara Municipal é a sua casa, a casa do povo de Nova Iguaçu.