SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU PROMOVE PALESTRAS ONLINE PARA EDUCADORES - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

8 de fev. de 2021

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE NOVA IGUAÇU PROMOVE PALESTRAS ONLINE PARA EDUCADORES


Para capacitar os professores da rede municipal de ensino neste tempo de pandemia, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED) realiza, nesta terça (9), quarta (10) e quinta (11), em evento virtual transmitido da Casa do Professor, a Semana Pedagógica 2021.

O evento dará subsídios para planejamento escolar, tomando por base eixos temáticos referentes aos assuntos sobre a pandemia da Covid-19. Serão oferecidas palestras transmitidas ao vivo pela página da SEMED no Facebook e os profissionais deverão se inscrever através do link: https://forms.gle/caETbsG73uvkHGtP7. O ano letivo começa em 1º de março, com atividades 100% remotas.

Nesta terça, às 9h, a palestra será com a coach educacional Kelly Ribeiro, que vai falar sobre “abundância ou escassez: um novo olhar para 2021”. Na quarta, acontecxerão duas palestras: às 14h, com o doutor em educação Américo Amorim, com o tema “Ensino Híbrido: o que é e como aplicar na prática pedagógica”’, e, às 18h, com a também doutora em educação pela UERJ Jane Paiva, sobre “Planejamento e avaliação: ressignificando compreensões para a Educação de jovens e adultos”.

Já na quinta-feira, às 9h, a pós-doutora em educação pela UNIRIO Elisangela da Silva vai debater sobre “Os desafios do retorno das aulas em plena pandemia: qual planejamento escolar possível”. Às 14h, o encerramento será com o doutorando em educação pela PPGE/UFRJ Jonathan Aguiar, que falará sobre “As brincadeiras infantis e o mundo das descobertas: sorrir, cuidar e educar em debate”.

Desde o último dia 4, a SEMED oferece acolhimento aos profissionais da educação com atividades lúdicas para trabalhar a questão emocional no retorno às aulas presenciais, e orientar como lidar com o impacto da pandemia, entre outros assuntos. Além disso, a Secretaria realizará uma avaliação diagnóstica, com a finalidade de saber quais aprendizagens foram consolidadas ou não pelos alunos. Esta avaliação vai identificar o ponto de partida para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Como aconteceu no ano de 2020, a Prefeitura usará todas as plataformas digitais possíveis, como YouTube, Whatsapp e Facebook, por exemplo, para atingir todos os alunos da rede municipal, que também receberão vídeos com as disciplinas.