NOVA IGUAÇU: MUITO PRAZER! - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

25 de fev. de 2021

NOVA IGUAÇU: MUITO PRAZER!


O livro produzido com financiamento da Lei Aldir Blanc é um percurso através da história iguaçuana. Um trajeto que se inicia nos tempos do Brasil-Colônia e conduz o leitor até os dias atuais de nossa cidade. No entanto, apesar de uma jornada tão longa, seu principal objetivo é exatamente que a leitura seja leve.

“Nova Iguaçu: Muito prazer!”, não pretende ser uma contribuição acadêmica em seu sentido tradicional, ele busca oferecer uma leitura que instrua sobre aspectos gerais da história de Nova Iguaçu, cobrindo uma lacuna que se produz quando o assunto é a tiragem de livros sobre nossa cidade. Por este motivo, sua publicação se deu em formato de livro digital, acessível, e de distribuição gratuita, no formato Portable Document Format-PDF (Formato Portátil de Documento).

Allofs Daniel Batista, autor do livro "Nova Iguaçu: Muito Prazer!"

Seu autor, que é doutorando em História pela UFRRJ, com pesquisas e publicações a respeito de história e patrimônio histórico de Nova Iguaçu, é o professor Allofs Daniel Batista (40 anos). Ele foi contemplado pelo edital de fomento à produção digital, publicado pela Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu, financiado com recursos da Lei Aldir Blanc.

Sobre a proposta do livro o autor comenta: “A proposta deste livro não é nova, ela surgiu enquanto trabalhava com patrimônio histórico na Prefeitura de Nova Iguaçu. Ele é pensado para atender um estudante que não conheça nada sobre a cidade. Mas o pesquisador mais experiente vai ter um material referenciado em obras acadêmicas, clássicas ou mais novas, e esta bibliografia está informada no livro. Esta pode ser a porta de entrada para uma pesquisa mais aprofundada”.

Falando da possibilidade de publicar um livro sobre Nova Iguaçu, com financiamento público, o autor afirma: “É importante que haja financiamento, via editais, para autores locais. Isto estimula a produção cultural e oxigena a classe artística e de produtores culturais na cidade. Nova Iguaçu está de parabéns pela condução da Lei Aldir Blanc. Mas podemos pensar que passou da hora de o município criar políticas públicas próprias de fomento, como um selo cultural ou a consolidação do Fundo de Cultura, para que editais possam acontecer com maior frequência”.

O livro contém farta iconografia e fala de aspectos da natureza, demografia e política de Nova Iguaçu, mas destacamos o trecho em que é feita uma homenagem especial ao querido Robinson Azeredo. Transcrevemos apenas um trecho da homenagem para não tirar o sabor da leitura do texto na íntegra: Robinson Belém de Azeredo foi um cidadão com C maiúsculo, desses que toda cidade precisaria ter para merecer ser chamada assim. Esta homenagem na íntegra, e muito mais, o leitor irá encontrar disponível de forma totalmente gratuita no site do Centro de Memória Digital de Nova Iguaçu, desenvolvido pelo professor. O livro está disponível para download em: https://wordpress.com/page/centrodemoriagitaldenovaiguacu.wordpress.com/541.