GOVERNADOR RECEBE DOAÇÃO DA ALERJ PARA VIABILIZAR A COMPRA DA SEDE DA NOVA UNIDADE DO CAP-UERJ NA TIJUCA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

17 de dez. de 2020

GOVERNADOR RECEBE DOAÇÃO DA ALERJ PARA VIABILIZAR A COMPRA DA SEDE DA NOVA UNIDADE DO CAP-UERJ NA TIJUCA


O governador em exercício, Claudio Castro, juntamente com o presidente da Alerj, André Ceciliano e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Dr. Serginho, oficializaram nesta quinta-feira (17), a desapropriação, com consequente doação do terreno do extinto Instituto Padre Leonardo Carrescia, na rua Barão de Itapagipe, no Rio Comprido, que encerrou as atividades no ano passado, depois de 73 anos.

Com a assinatura, que aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o presidente da Casa repassou, no último ato legislativo do ano, cerca de R$ 26 milhões para que o Estado adquira o imóvel que abrigará o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - CAp-UERJ.

O governador, em exercício, Claudio Castro, destacou o importante papel que a Alerj vem cumprindo nos últimos anos na economia de recursos públicos. “A Assembleia Legislativa vem demonstrando a força que tem ao ajudar o Estado, não somente na aprovação de leis, no controle social que exerce, mas também na ajuda de recursos que ano a ano vem auxiliando. Este momento é muito significativo! A parceria que estabelecemos é fundamental para a população do estado, e assim caminhamos lado a lado”, afirmou o governador.


A unidade da UERJ vai ganhar um “novo” Centro de Aplicação (CAp), destinado à Educação Básica e ao Ensino Médio. “Estou muito honrado em participar deste momento histórico para o Rio de Janeiro. Parabenizo o governo do Estado e os deputados pela desapropriação deste importante imóvel, que tornará possível o desenvolvimento educacional das nossas crianças A iniciativa também irá permitir o aumento do número de vagas e uma maior oferta de cursos. O terreno é bastante amplo, conservado e com boa estrutura para as salas de aulas, laboratórios, auditório, biblioteca, quadra desportivas, refeitórios, cozinhas que abrigarão os estudantes e todo o corpo docente. Vamos trabalhar com empenho para que as obras e reformas estruturais sejam feitas da forma mais rápida possível para que em breve os estudantes possam retornar as salas de aulas, tão logo a pandemia termine”, afirmou Dr. Serginho.

A união de esforços e a atuação conjunta do governador, Claudio Castro, do presidente da Alerj, André Ceciliano e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, foi determinante para que a assinatura ocorresse. “Em um momento de crise, é fundamental esta parceria para buscarmos soluções. Agradeço a todos os envolvidos que estão proporcionando um espaço adequado para cerca de 2 mil crianças e adolescentes poderem desenvolver a educação no mesmo padrão que a Uerj tem feito ao longo dos anos. É a realização de um sonho concretizado. Estamos dando uma morada adequada para os alunos do CAp-Uerj.”, afirmou o presidente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, (Uerj), Ricardo Lodi.

SOBRE O CAP-UERJ E UERJ

O CAp-Uerj promove formação integral aos estudantes de Educação Básica, Ensino Fundamental e Médio, além de proporcionar experiências de aula aos graduandos voltados à docência. Além de atender a população, o instituto recebe os filhos de funcionários e professores.

Neste momento de pandemia, cerca de 324 alunos do Cap-Uerj foram contemplados no Programa de Suporte Digital, da UERJ, responsável por distribuir tablets e chips com acesso à internet para a comunidade estudantil aos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica para que tivessem condições técnicas para as atividades do Ensino Remoto Emergencial. Além dos chips e tablets, os estudantes do CAp-Uerj receberam, no mês de setembro, um auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 em parcela única.

Cabe lembrar que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro completou 70 anos no último dia 4 de dezembro como uma das principais do Brasil. A UERJ é um importante agente no desenvolvimento fluminense, e está presente em oito municípios: Rio de Janeiro, Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, São Gonçalo, Angra dos Reis, Duque de Caxias e Resende. São mais de 34 mil alunos e 2,8 mil professores nos seus mais de mais de 90 cursos de graduação, 63 de mestrado e 46 de doutorado.