TROCANDO EM MIÚDOS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

30 de nov. de 2020

TROCANDO EM MIÚDOS

Por Almeida dos Santos


Sinal de alerta


O diretor do Hospital Geral de Nova Iguaçu, Dr. Joé Sestello, enviou um ofício para a Diocese de Nova Iguaçu pedindo que o bispo e os demais líderes religiosos da Igreja Católica alertem os fieis sobre os riscos que a Covid-19 ainda oferece na transmissão direta do coronavírus. Neste período de sentimento de cristandade acentuado pelo Natal, toda a cautela é importante.

Escolha da presidência


A escolha da presidência da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu dará o tom de como será a relação do prefeito Rogerio Lisboa (PP) com o Poder Legislativo, este agora composto por apenas 11 parlamentares. É que quanto menor o número vereadores na Casa, maior é a possibilidade de domínio sobre a maioria para dar sustentação ao governo. Mas, por mais paradoxal que possa parecer, pela quantidade fica mais fácil a formação de uma bancada de oposição que possa trazer problemas para a vida do prefeito.

Dudu Reina, mas...


Indiscutivelmente, o vereador eleito mais próximo do prefeito Rogerio Lisboa, o estreante na Câmara a partir da próxima legislatura, Dudu Reina (PDT), será uma peça chave para o governo municipal. Na minha opinião, ou será líder do governo ou vai presidir a Casa com as bênçãos do prefeito.

Não para todos
Se por um lado o futuro vereador Dudu Reina (PDT) é o homem de confiança do prefeito na Câmara, não se pode esquecer que o vice-prefeito eleito, Juninho do Pneu (DEM), também estará de olho na composição da Mesa Diretora da Casa e nas formações das comissões temáticas do Legislativo. O moço não vai querer perder força por lá.

Juninho sabe


Deputado federal e ex-presidente da Câmara de Vereadores, o agora futuro vice-prefeito Juninho do Pneu (DEM) sabe da importância de colocar as pessoas da sua confiança em cargos estratégicos na Casa. Ele, que não é bobo, sabe que para o futuro, em especial em um caso de desincompatibilização do prefeito, as ações tomadas agora terão peso mais adiante.

Correlação de força


Se por um lado o Juninho do Pneu (DEM) saiu forte no processo eleitoral e pode, no futuro, assumir o cargo de prefeito da cidade, outros caciques também estão de olho nas movimentações. É que o aliado do governo e responsável pelo PP, o deputado Dr. Luizinho, vislumbra o futuro em duas etapas: a reeleição para deputado e a possibilidade de entrar no jogo para disputar a Prefeitura de Nova Iguaçu em 2024. Não pensem que é cedo para tramar isso.