ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BELFORD ROXO CONSCIENTIZA USUÁRIOS DO CENTRO POP SOBRE NOVEMBRO AZUL - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

11 de nov. de 2020

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BELFORD ROXO CONSCIENTIZA USUÁRIOS DO CENTRO POP SOBRE NOVEMBRO AZUL


A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou uma ação de conscientização para os usuários do Centro POP Paulo Roberto Bernardes, no Centro, sobre os cuidados e prevenção referentes ao câncer de próstata. O evento foi em alusão ao Novembro Azul. Os 10 usuários em situação de rua ouviram uma palestra ministrada pela equipe do projeto Consultório de Rua sobre o tema, participaram de um café da manhã, cortaram os cabelos e ganharam um kit higiênico com pasta e escova de dentes, álcool em gel, sabonete, desodorante, máscara e aparelho para barbear descartável. Em média, o Centro Pop atende até 40 pessoas por dia. 

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Brenda Carneiro, o trabalho do setor é garantir os direitos da população. “O maior público desse equipamento é masculino, por isso é importante que seja feito esse trabalho de conscientização principalmente para trabalharmos a prevenção”, resumiu a secretária ao lado da sua secretária executiva, Carla Fernandes, e da diretora da Proteção Especial, Tamiris Almeida. 


A equipe do consultório de rua é formada por duas assistentes sociais, Sandra Silva e Maria da Conceição, uma psicóloga, Juliana Serejo e uma enfermeira, Ingrid Grazielle. “O ideal é ir ao médico uma vez ao ano, fazer exames de rotina e ter o cuidado da higiene, além de também trabalhar a mente. Qualquer mudança que os usuários sentirem, podem nos contatar que veremos a viabilidade da melhor maneira para ajudar. O projeto tem o objetivo de levar saúde até a população carente. Nossa base fica na UBS Casemiro Meirelles, no Centro. Quem não estiver cadastrado podem nos procurar todas as terças-feiras”, disse Sandra Silva. 

Com 40 anos, Robson Neves se encontra em situação de rua. “Frequento o centro pop todos os dias. Nos tratam muito bem lá. E esse evento que fizeram é muito importante, pois todos precisam se cuidar. Fazemos isso de acordo com o possível. Quando tiver a próxima ação do consultório de rua, eu irei”, disse.