O 1º ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

5 de out. de 2020

O 1º ANIVERSÁRIO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO


Nesta edição, o Nossa Memória se reporta a um fato da história mais recente de 
Nova Iguaçu, ou seja, a comemoração solene do primeiro aniversário do Instituto de Educação de Nova Iguaçu, estabelecimento de ensino da rede estadual criado em 1964, ocupando, como prédio, a frente do Grupo Escolar Rangel Pestana, na Rua Treze de Maio (hoje Dr. Luiz Guimarães). criado em 1964, ocupando, como prédio, a frente do Grupo Escolar Rangel Pestana, na Rua Treze de Maio (hoje Dr. Luiz Guimarães). 

Na sua edição de 19.09.1965, o CL abriu assim sua extensa reportagem de primeira página sobre a solene comemoração: “Com a presença do Secretário de Educação e Cultura do Estado, Dr. Luiz de Araújo Braz, e de várias outras autoridades, o Instituto de Educação de Nova Iguaçu comemorou festivamente, quarta-feira última, a passagem do seu primeiro aniversário de fundação. O programa, cuidadosamente elaborado por seu diretor, Prof. Simão Sessin, foi cumprido com pleno êxito, sendo esse educador alvo de merecidos aplausos por sua atuação à frente daquele estabelecimento de ensino”. E mais: “A festa deixou entusiasmado o Dr. Luiz Braz que, ao final, assim se expressou à reportagem do CL – ‘Na qualidade de Secretário de Educação, considerei magnífico o espetáculo organizado pelo Prof. Simão Sessin, principalmente porque nele se podem tirar lições de civismo, a fim de poder elevar sempre o nome desse País maravilhoso’”. 

Na foto então estampada pelo CL, vemos, da esquerda para a direita, o Dr. Luiz de Araújo Braz quando discursava após o banquete em sua homenagem, o deputado Darcílio Ayres Raunheitti, o Prof. Simão Sessin e o deputado Jorge David. (Foto do arquivo do Correio da Lavoura)