O CONSERVADORISMO DO VOTO IGUAÇUANO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de set. de 2020

O CONSERVADORISMO DO VOTO IGUAÇUANO

*Almeida dos Santos


Será que os leitores sabem quais foram os cinco deputados federais mais votados em Nova Iguaçu nas eleições de 2018? Se não sabem, então irei esclarecer. Nova Iguaçu viu uma avalanche de candidatos de fora que pediram votos no município, mas olhando melhor é que a situação assusta.


Dos cinco deputados federais eleitos e que tiveram mais votos na cidade, a deputada Flordelis foi a quinta mais votada dos que possuem mandato. O primeiro mais votado para deputado federal em Nova Iguaçu foi Dr. Luizinho (PP), com 31.188 votos dos iguaçuanos. Ele foi eleito com 103.745 total no Estado. Depois dele veio o deputado federal Juninho do Pneu (DEM), com 25.197, mas teve um total de votos geral de 45.087, o que revela que muitos votos foram de fora. Em seguida, o bolsonarista Hélio Negão (PSL), ele que foi o mais votado no Rio de Janeiro com 345.234 votos, na cidade obteve apenas 19.045 votos, mas aparece em terceiro lugar entre os candidatos a federal eleitos no município. Isso mesmo! Para o montante de votos que teve, os 19.045 pode ser considerado uma pequena fração, mas chama a atenção. Em quarto lugar está a deputada federal Rosângela Gomes (Republicanos) com 13.869 votos na cidade, isso do total de 63.962 votos conquistados no Estado. Mas a cereja do bolo é a deputada Flordelis, ela que foi eleita com 196.959, desse montante ela obteve em Nova Iguaçu nada menos que 11.033 votos.


Observem que essa votação deixa clara a ausência de nomes da esquerda contestadora. Nenhum dos cinco deputados federais mais votados em Nova Iguaçu flertam ou possuem origem no campo da esquerda. Se isso não revela, ao menos indica um conservadorismo do voto iguaçuano.

*Almeida dos Santos é jornalista.