A MORTE DE JOÃO BATISTA CHAGAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de jul. de 2020

A MORTE DE JOÃO BATISTA CHAGAS


A doutrina espírita perdeu, em 1951, um de seus grandes propagadores. O CL, em sua edição de 11 de março de 1951, veiculou nota de falecimento do 1º tenente reformado do Exército Brasileiro, morto ainda moço, pois contava 49 anos. Eis a íntegra da nota:

“Faleceu subitamente, às primeiras horas de domingo último (dia 4 de março), em sua residência, o 1º tenente reformado do Exército, João Batista Chagas, que contava 49 anos de idade.

A notícia de seu desenlace, em virtude das numerosas relações de amizade que possui o extinto, causou profundo pesar na sociedade iguaçuana e nos meios espíritas não só de Nova Iguaçu, mas também nos do Estado do Rio, do Distrito Federal e de outros estados em que ele estivera em propaganda da Doutrina Espírita.

J. B. Chagas deixou viúva D. Áurea Morais Chagas e dois filhos, Áureo e Auriléa.

O enterro do fundador e presidente do Centro Espírita Estrada de Damasco verificou-se à tarde de domingo, acompanhando o corpo até o Cemitério local muitos de seus amigos e confrades que lhe prestaram significativas homenagens póstumas.

Disseram adeus a seu valoroso confrade, à beira da sepultura nº 235 da quadra 7, os senhores Atlas de Castro e Jorge Nunes Bernardo, representantes, respectivamente, da Federação Espírita Brasileira e da Federação do Estado do Rio”. 

(Foto do arquivo do Correio da Lavoura)