A ESTRADA GERAL E O CAMINHO PARA SANTA CRUZ - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

1 de jun. de 2020

A ESTRADA GERAL E O CAMINHO PARA SANTA CRUZ


Em dezembro de 1930, Sebastião de Arruda Negreiros (Interventor Municipal) assumiu o Poder Executivo. Com o apoio do Interventor Estadual, Plínio Casado, uma série de obras públicas foram iniciadas no então extenso Município de Iguassú. A abertura de um caminho carroçável (a Estrada Geral), que demandava a Fazenda Santa Cruz, foi uma dessas iniciativas, e que tinha como objetivo o escoamento da produção de laranja.

Até 1930, aquela que seria depois conhecida popularmente como Estrada de Madureira, contava com diversas denominações, por trecho definido, de acordo com os antigos Engenhos. A saber: Estrada Maxambomba-Madureira, Madureira-Cabuçu, Cabuçu-Ypiranga e Ypiranga-Marapicú.

No Pouso (de tropeiros) de Madureira, a Estrada Geral (nome registrado em 1767 por Vieyra Leão) unia-se ao Caminho de Terra Firme (do ouro). Na foto, datada de setembro de 1931, da Coleção Arruda Negreiros, vemos a Estrada Ypiranga recebendo melhoramentos no sentido do seu alargamento, no trecho compreendido entre Cabuçu e Ypiranga.

Obs.: Até de 1960, a referida estrada, antes de receber o nome de Av. Abílio Augusto Távora, denominava-se Avenida Dr. Manoel Duarte. (Foto do arquivo de Ney Alberto)