CENTRAL 160 SOBRE CORONAVÍRUS RECEBEU 50 MIL CHAMADAS - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

15 de abr. de 2020

CENTRAL 160 SOBRE CORONAVÍRUS RECEBEU 50 MIL CHAMADAS

Objetivo é tirar dúvidas e evitar que a população 
busque unidades de saúde sem necessidade


Lançado no final do mês pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema de Teleatendimento do Estado para Orientações sobre Coronavírus já recebeu 50 mil ligações. O serviço opera gratuitamente, 24h por dia, em todo estado do Rio de Janeiro, pelo número 160, com o objetivo de evitar que pacientes sem sinais de contaminação ou sem sintomas graves saiam de casa sem necessidade, se expondo ao vírus, e superlotem as unidades de saúde.

Dentre o total de chamadas recebidas, 74% das pessoas que ligaram tinham sintomas de síndrome gripal; 46% apresentavam sintomas suspeitos e entraram na lista de monitoramento, recebendo ligações de retorno para acompanhamento dos sintomas; e 21% sentiam sintomas mais graves, como falta de ar, e foram orientados a procurar uma unidade de saúde mais próxima para atendimento. A SES ressalta que o Ministério da Saúde incluiu, nesta semana, as grávidas nos grupos de risco para a Covid-19.


Entre as perguntas mais frequentes, os sintomas, orientação sobre medicamentos e meios de prevenção da Covid-19 lideram a lista. As ligações tiveram uma duração média de 5 minutos por atendimento.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, o serviço é ainda mais importante nesse momento de crescimento dos casos.

"Esse canal oficial é para levar informação segura e correta à população. É mais uma ação da secretaria para evitarmos a superlotação das unidades de saúde", explica.

Iniciativa da SES, a central conta com a parceria do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj), da Polícia Militar e do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE).

Acesse vídeos e áudio da central telefônica gratuita para coronavírus no link https://bit.ly/CoronavirusRJ160.

SAIBA MAIS SOBRE OUTRAS INICIATIVAS DA SES

Chatbot Sesin Responde

Painel Coronavírus

Central 160

Hotsite