AGENERSA AUTORIZA REDUÇÃO NAS TARIFAS DE GÁS NATURAL DA CEG E CEG RIO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

14 de abr. de 2020

AGENERSA AUTORIZA REDUÇÃO NAS TARIFAS DE GÁS NATURAL DA CEG E CEG RIO

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) autorizou as concessionárias Ceg e Ceg Rio, empresas do grupo Naturgy, a reduzirem seus limites tarifários para todos os segmentos de consumo a partir de 1º de maio. Por causa da suspensão dos trâmites processuais devido ao combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a decisão foi concedida por meio de liminar da Presidência da Agenersa publicada na última segunda-feira (13) no Diário Oficial do Estado.

A redução é reflexo da queda no custo de aquisição do gás natural fornecido pela Petrobras e vai variar de acordo com a região, mercado e perfil de consumo. Na Ceg, responsável pela distribuição de gás canalizado para cerca de 964 mil consumidores na Região Metropolitana do Rio, a redução média será de 2,5% para o segmento residencial, de 3,2% para o comercial e de 5,3% a 7% para o setor industrial. Para os postos de GNV localizados na Região Metropolitana, a redução na tarifa para o posto será de cerca de 7,7%.

Na Ceg Rio, responsável pela distribuição de gás para 83 mil consumidores no interior do Estado, a redução será de 3,6% para as residências, de 5,4% para o setor comercial e de 6,5% a 8,5% para a indústria. Os postos abastecidos por GNV fornecido pela Ceg Rio, a redução será de 8,8%. 


A autorização para a correção trimestral das tarifas da Ceg e Ceg Rio foi concedida por liminar do conselheiro presidente da Agenersa Luigi Troisi. “Por causa da Situação de Emergência em Saúde decretada pelo governador Wilson Witzel, seguimos orientação da Secretaria de Desenvolvimento e concedemos a autorização do reajuste liminarmente para as concessionárias porque a questão é emergencial e benéfica para a população do Estado do Rio”, disse. Ao final da Emergência, a decisão será homologada em Sessão Regulatória, para cumprimento e adequação dos ritos processuais.