CARRETA DA SAÚDE ESTACIONA NO BAIRRO PRADOS VERDES A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA (9) - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

6 de mar. de 2020

CARRETA DA SAÚDE ESTACIONA NO BAIRRO PRADOS VERDES A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA (9)



Levando exames de baixa e média complexidade para a população, a Carreta da Saúde estacionará na próxima semana no bairro de Prados Verdes, em Nova Iguaçu. Ela faz parte do programa Saúde Presente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde para dar mais agilidade nos atendimentos e diminuir o tempo de espera dos pacientes que aguardam na fila. O veículo ficará na região até o dia 11 e depois seguirá para o Km 32, próximo a unidade de saúde Patrícia Marinho, onde permanecerá entre os dias 12, 13 e 14 de março. 

Neste mês, quando se comemora o Dia da Mulher (8), a carreta, que só atende pacientes já regulados pela Central de Regulação do município, fará um atendimento especial para as mulheres daquela região. As pacientes acima de 40 anos podem fazer o agendamento em posto de saúde próximo à sua casa, solicitando a marcação para o dia em que a carreta estará no bairro. A meta é realizar cerca de 450 mamografias. As unidades que estão fazendo o agendamento são: Dom Bosco, Patrícia Marinho, Clínica da Família do km 32, Lagoinha, Santa Clara do Guandu e Parque Todos os Santos


“Aquela é uma região longe do grande Centro, onde estão as clínicas conveniadas que realizam a mamografia. Pedindo o agendamento diretamente para carreta, que estará perto da casa delas, diminuímos a distância, facilitando o acesso. O Saúde Presente é um grande avanço para o município e atua como suporte para ampliação na realização de exames”, afirma o secretário de saúde, Manoel Barreto. 

O Saúde Presente utiliza uma carreta com salas adaptadas para exames de ultrassonografias, mamografia digital, raios-x digital, ecocardiograma e densitometria óssea. Diversas regiões do município serão atendidas, possibilitando que os pacientes façam os procedimentos mais perto de casa. Para isso, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu entra em contato com os pacientes já cadastrados na Central Municipal de Regulação para fazer o agendamento dos exames.

Nova Iguaçu é o primeiro município da Baixada a receber a Carreta da Saúde, que tem capacidade de realizar cerca de 200 exames por dia e conta com uma equipe de 21 profissionais. Os resultados de alguns de exames, como ultrassonografia, ecocardiograma e ecodoppler, são entregues na hora. Os demais, entregues em até 15 dias na unidade de saúde onde foi feito o agendamento.