PRIMEIRO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO SERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de jan. de 2020

PRIMEIRO DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO SERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO


A Prefeitura de Japeri promoverá dois Dias D de mobilização – no próximo sábado, 1º de fevereiro, e em 7 de março -, contra a incidência do sarampo, uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo.

A campanha de vacinação estabelecida pela Secretaria Municipal de Saúde vai abranger as dez unidades básicas do município, entre os dias 20 de janeiro e 13 de março, tendo como público-alvo a população de 6 meses a 49 anos de idade.

O secretário de Saúde, Rafael de Freitas, vai reforçar o esquema de mobilização da campanha de vacinação, a cargo da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, para tentar atingir a cobertura, sobretudo, de 95% da população infantil no município.

Já o subsecretário de Vigilância em Saúde, Josélio Abreu Rosa, explicou que no período de vacinação serão intensificadas buscas ativas das crianças, a partir de creches e escolas, além de visitas domiciliares, de casa em casa, principalmente na periferia da cidade.

“Os sintomas da doença ocorrem depois de dez a 15 dias da exposição do vírus, com sintomas de tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas avermelhadas. Por isso, a vacina é o meio mais eficaz de prevenir o sarampo”, explicou Josélio Rosa, informando que, além da UMEP, a Secretaria de Saúde estará atendo à população nas Unidades Básicas de Saúde de Vila Central, Guandu, Delamare, Alecrim, Santa Amélia, Chacrinha, Japeri (Centro), Lagoa do Sapo e Nova Belém.

Em 2019, foram registrados 373 casos confirmados de sarampo em todo o estado, 100 deles na capital e 250 na Baixada Fluminense.