BANCO DE SANGUE DO HGNI FUNCIONA EM HORÁRIO ESTENDIDO ATÉ ESTA SEXTA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

28 de nov. de 2019

BANCO DE SANGUE DO HGNI FUNCIONA EM HORÁRIO ESTENDIDO ATÉ ESTA SEXTA


Ainda dá tempo de aproveitar o horário ampliado de funcionamento do banco de sangue do Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) para doar e ajudar a salvar vidas. Nesta sexta-feira (29), o Hemonúcleo do hospital receberá os doadores das 7h30min às 14h, como aconteceu durante esta semana. O grande objetivo é aumentar o estoque de sangue para este fim de ano, quando as doações costumam ser menores. A ação faz parte das comemorações pela Semana Nacional do Doador de Sangue.

A campanha teve início na última segunda-feira (25), e, até esta quinta (28), 148 doadores passaram pelo banco de sangue do HGNI e 128 bolsas foram coletadas. Outras 20 pessoas não puderam doar devido a contraindicações médicas. Além de abastecer o hospital, o Hemonúcleo também fornece sangue para a Maternidade Mariana Bulhões. Para manter o estoque abastecido é necessário pelo menos 30 doações por dia, totalizando 600 por mês. A partir da próxima semana, o banco de sangue volta a funcionar das 7h30 às 12h30.


“Buscamos incentivar as famílias que estão acompanhando um paciente internado para trazer amigos e parentes para doar sangue. É de extrema importância para este hospital, que tem uma demanda altíssima de atendimentos complexos e cirurgias, manter o estoque abastecido. Uma bolsa pode ajudar a salvar até quatro vidas”, destaca o diretor médico do HGNI, Lino Sieiro.

Lembrando que para doar é necessário que a pessoa esteja bem de saúde, tenha entre 16 e 69 anos e pese mais de 50 quilos. Não é preciso estar em jejum, mas não poderá doar quem tiver consumido bebida alcoólica nas últimas 24h ou comida gordurosa nas últimas 4h. Menores de idade de 16 e 17 anos também podem ajudar a salvar vidas, para isso é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração está disponível no site do Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio): http://www.hemorio.rj.gov.br/Html/PDF/Menor_idade.pdf.


O banco de sangue do HGNI é o único público da Baixada Fluminense vinculado ao Hemorio. Fica localizado próximo à recepção geral, dentro do próprio hospital, na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, 953, Posse, Nova Iguaçu.