NOVA IGUAÇU ABRE SEMANA A NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

23 de out. de 2019

NOVA IGUAÇU ABRE SEMANA A NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA


O prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa, abriu a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Nova Iguaçu (SNCT 2019), na última terça-feira (22). “Quando assumimos o governo, em 2017, herdamos uma dívida tão grande que cheguei a pensar que passaríamos quatro anos sem condições de fazer nada pela cidade. Aos poucos, fomos sanando as finanças e conseguimos tocar projetos importantes. Um deles é a Casa da Inovação, que começou como um laboratório e agora está crescendo, já temos sete unidades espalhadas pela cidade", comemorou.

O evento organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semacti), está sendo patrocinado pelo Governo Federal pelo segundo ano consecutivo e traz este ano o tema 'Bioeconomia - Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável'.


A abertura da SNCT 2019 aconteceu no Shopping Nova Iguaçu, onde serão realizadas a maioria das atividades até o dia 25 de outubro. Participaram da cerimônia alunos dos cursos oferecidos pela Casa da Inovação, autoridades locais e do estado, além do ex-nadador paralímpico Clodoaldo Silva.

O secretário da Semacti, Alex Castellar, lembrou que a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia se dá graças ao projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). “Mais de 4 mil municípios e instituições de ensino em todo o país disputaram o edital e apenas 100 projetos foram contemplados. Entre eles, o nosso. Este ano, apenas as prefeituras de Nova Iguaçu e de Arraial do Cabo foram contempladas no estado do Rio. Em 2018, nós fomos a única prefeitura de toda a região Sudeste”, revelou Castellar.


Conhecido como Tubarão das Piscinas, o ex-nadador paralímpico Clodoaldo Silva, dono de 14 medalhas paralímpicas (sendo seis de ouro, seis de prata e duas de bronze) lembrou que a ciência e a tecnologia fazem cada vez mais parte do cotidiano, até mesmo no esporte paralímpico. “A inovação tecnológica foi fundamental para que eu baixasse cada vez mais meu tempo na piscina. Se eu, com todas as dificuldades, fui capaz de vencer na vida, todos aqui podem ser vencedores”, afirmou o ex-atleta, diagnosticado com paralisia cerebral.

Após a cerimônia de abertura, o Espaço Coworking do Shopping Nova Iguaçu recebeu a primeira atividade da SNCT 2019, a Oficina sobre Gestão de Tempo, promovida pelo Sebrae, que reuniu empresários, universitários e feirantes de Nova Iguaçu. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas saibam se organizar de maneira a não desperdiçarem tempo. Desta forma, poderão ter um trabalho mais produtivo e, consequentemente, mais valorizado”, explica Juliana Fontoura, responsável pela oficina.


A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia continua nesta quarta-feira (23). O evento tem como público-alvo professores e estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, mas é aberto à toda população. Por isso, serão realizadas dentro do evento a Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FEMuCTI) e a Feira de Economia Criativa, Agroecologia e Inovação Social. Para participar das atividades com vagas limitadas é preciso se inscrever pelo site www.novaiguacu.rj.gov.br/snct2019.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, 24/10 - das 9 às 12h: II Festival Cine Educação. Descrição: Exibição de sessões de curta e média-metragem, seguidas de debates com especialistas (diretores dos filmes, pensadores, professores de universidades e escolas, entre outros). Local: Kinoplex – Shopping Nova Iguaçu. Das 9 às 12h: Sessão de Talks com startups. Talk I: Empreendedorismo Sustentável, Agroecologia e Inovação Social. Talk II: Biostartups, Ecomercados e Negócios Sustentáveis. Talk III: Bioeconomia e Temas Transversais. Descrição: Reunião de palestrantes influentes para tratar de pontos específicos sobre as seguintes temáticas: “Empreendedorismo Sustentável, Agroecologia e Inovação Social”, “Biostartups, Ecomercados e Negócios Sustentáveis” e “Bioeconomia e Temas Transversais”. Os palestrantes são convidados a realizar exposições curtas no formato de talk (palestra de 20 minutos) e formam mesa para breve debate e contato com público. Local: Espaço Coworking – Shopping Nova Iguaçu. Das 13 às 20h: II Festival Cine Educação. Descrição: Exibição de sessões de curta e média-metragem, seguidas de debates com especialistas (diretores dos filmes, pensadores, professores de universidades e escolas, entre outros). Local: Casa de Cultura Sylvio Monteiro – Nova Iguaçu. 14h: Cerimônia de Premiação – Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Iguaçu – FEMuCTI 2019. Local: Espaço Cultural (Praça de Alimentação – Shopping Nova Iguaçu).

Sexta-feira, 25/10 - das 9 às 12h: II Festival Cine Educação. Descrição: Exibição de sessões de curta e média-metragem, seguidas de debates com especialistas (diretores dos filmes, pensadores, professores de universidades e escolas, entre outros). Local: Onda Verde – Tinguá. 

Fotos - Alziro Xavier