JOGOS ESTUDANTIS DE NOVA IGUAÇU TÊM INÍCIO COM FUTEBOL SOCIETY - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de out. de 2019

JOGOS ESTUDANTIS DE NOVA IGUAÇU TÊM INÍCIO COM FUTEBOL SOCIETY


Camisa 11 do time de Futebol Society da Escola Municipal Alice Couto, o estudante Yago Nedy da Silveira, de apenas 11 anos, foi o autor do primeiro gol dos Jogos Estudantis de Nova Iguaçu (Joeni), que teve início nesta sexta-feira (18), no Sesc do município. Emocionado, o menino ajudou sua escola a derrotar por 3 x 1 o Centro Educacional Geração Feliz. Outros 11 jogos ainda foram realizados da categoria sub-11. As partidas aconteceram simultaneamente em dois campos para dar mais dinâmica e agilidade ao torneio.

“Treinei para fazer o primeiro gol do Joeni. Foi emocionante, pois fico marcado na história dos jogos. Estava muito ansioso para estrear na competição. Quero ser profissional e quem sabe neste torneio não aparece um olheiro para me levar para algum clube?”, disse esperançoso Yago, fã de Bruno Henrique, atacante do Flamengo.


Este ano, o Joeni terá como novidade os jogos eletrônicos. A competição, que terá disputa do Fifa 20, um dos videogames mais famosos do mundo, vai até o dia 4 de dezembro. O evento, que é uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação, em parceria com o Sesc, conta com 62 escolas das redes municipal, estadual, federal, além de particulares, totalizando cerca de 4 mil alunos.

Aluno do Centro Educacional Senador Camará, Halley Silva Rodrigues, de 10 anos, marcou dois gols na partida de estreia contra o Centro Educacional Valverde, na vitória por 3 x 2. O garoto, que disputa o Joeni pela primeira vez, sonha em ser o artilheiro do torneio.


“Nada melhor que estrear sendo o artilheiro. Dá para chegar à final. Estou levando a sério o Joeni e quero bater recorde como jogador e ser campeão”, garantiu.

Professora e moradora de Belford Roxo, Ademilde da Paixão Santana, de 70 anos, ficou na torcida pelo neto João Pedro Santana Xavier, 10, que está disputando o torneio pelo Colégio Equipe Grau.


“É um momento único para ele, que estava até sonhando com esse campeonato. Além de competir, ele faz novas amizades e sai da ociosidade. Fiquei na torcida, mas é difícil ficar do lado de fora do campo” , brincou.

Na próxima segunda-feira (21), o Joeni segue com a disputa de atletismo sub-17, na Vila Olímpica, às 8h. No dia 22 é a vez do futebol society sub-14 ser realizado no Sesc, às 14h e o sub-17, no dia seguinte, no mesmo horário. Já no dia 25, a disputa do basquete sub-17 masculino acontece na Vila Olímpica, às 14h.

O Joeni ainda tem como modalidade coletiva o futsal, vôlei, basquete, handebol e queimada. Já as modalidades individuais são xadrez, tênis de mesa, atletismo, natação, judô, além do Fifa 20.

“Estamos conseguindo fomentar o esporte dentro da escola, formando assim cidadãos de bens e automaticamente atletas. Os países desenvolvidos trabalham buscando atletas dentro das escolas e estamos com esse pensamento, indo na contramão. O futebol é o esporte mais procurado e com mais equipes, tanto que vamos ter o sub-11, 14 e 17. É uma modalidade que chama atenção e nada melhor que ela para abrir a competição”, explicou o secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Batista.

Os jogos do Joeni serão realizados na Vila Olímpica da cidade, Centro Olímpico de Nova Iguaçu e no Sesc do município. Durante o encerramento, as escolas vencedoras serão premiadas com troféus e os alunos com medalhas no fim de cada competição.