PSICANALISTA E DRAMATURGO ANTONIO QUINET LANÇA LIVRO EM NOVA IGUAÇU - Correio da Lavoura

Últimas Notícias

18 de set. de 2019

PSICANALISTA E DRAMATURGO ANTONIO QUINET LANÇA LIVRO EM NOVA IGUAÇU

Neste sábado, 21/09, às 10h30min., o psicanalista e dramaturgo Antonio Quinet lança seu livro “O Inconsciente Teatral”, Atos e Divãs Edições, em Nova Iguaçu. O evento ocorrerá na Escola de Psicanálise do Fórum do Campo Lacaniano de Nova Iguaçu, no centro da cidade, e terá conferências do autor e da psicanalista Carolina Leão sobre clínica psicanalítica, teatro e política. A atividade é gratuita e aberta ao público.

Antonio Quinet apresenta em seu novo livro conceitos psicanalíticos por meio da homologia entre psicanálise e teatro, inaugurada por Freud. “Todos nós, seres humanos, somos atores de um drama cujo enredo nos escapa e cujo autor desconhecemos”. Roteiros estão escritos e representados na Outra Cena, primeiro nome que Freud deu ao Inconsciente e que, segundo o autor, se expressa por meio de sonhos, pesadelos e fantasias.

O livro é dividido em duas partes. A primeira é composta de textos sobre a relação da psicanálise com o teatro, estabelecendo relações sobre a teoria e conceito entre ambos. Na segunda parte, o autor apresenta suas peças de teatro, com reflexões suas e de comentadores sobre seu conteúdo, encenação e articulação com a psicanálise. Para os leigos, amantes e estudiosos das artes cênicas este livro é uma porta de entrada na psicanálise - com seus conceitos, sua clínica e implicação nas artes - a partir do espetáculo teatral.

“Minha experiência como analista e homem de teatro me fez perceber que o Inconsciente é teatral: composto por um texto, por cenas (sonhos e fantasias) e se manifesta no corpo falante e performático com sintomas e atuações. O teatro é o lugar do Inconsciente em Cena cujo espetáculo se acende no fulgor de um momento como um sonho, um lapso ou um chiste, para o gozo do espectador”.

O livro “O Inconsciente Teatral” está à venda nas livrarias da Travessa, livraria Argumento, livraria da UFRJ e pelo site do autor (antonioquinet.com.br).

SOBRE O AUTOR

Antonio Quinet é Psicanalista, Psiquiatra, Doutor em filosofia (Université Paris VIII), membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, professor adjunto do programa de pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, pesquisador convidado do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, diretor da Cia. Inconsciente em Cena, autor de vários livros publicados de psicanálise e de peças encenadas no Brasil e no exterior

SERVIÇO

Lançamento "O Inconsciente Teatral", Atos e Divãs Edições'. Data: sábado, 21 de setembro. Hora: a partir das 10h30min. Local: Fórum do Campo Lacaniano de Nova Iguaçu (Auditório do Edifício Plaza Business, Rua Getúlio Vargas, 87, 12º andar). 

O INCONSCIENTE TEATRAL
ANTONIO QUINET
421 páginas| R$ 68,00
ATOS E DIVÃS EDIÇÕES